quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

BIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagens postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

 

Semana de estudos intensivos.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

1° Colegial – Biologia

Atividade referente à Semana 07/12 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 18/12/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 07/12: https://forms.gle/i45AFzwKqXpnrnZo9

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 30/11: https://forms.gle/M2Dq932mo1bjK9eLA

Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9

Link – Ref. Sem. 16/11: AAP

Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A

Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

 

Olá Pessoal, tudo bem? Galerinha, estamos próximos do fim do ano letivo e consequentemente próximos das férias, sendo assim peço que se esforcem mais um pouco para conseguirmos fechar o ano com tudo. Deste modo, para essa semana faremos uma atividade curta, para que vocês consigam realizar todas as atividades dos professores. É válido lembrar que a atividade dessa semana é referente ao 4° bimestre, estando no caderno do aluno volume 4.

 

Pesquise:

1 – O que são Vacinas? E como atuam?

2 – Qual é a diferença entre Soro e Vacina?

3 – Existe alguma relação entre os programas de vacinação e a melhoria da qualidade de vida a população, se sim, quais?

4 – O que é, e qual a importância do Saneamento básico?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 30/11 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 11/12/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 30/11: https://forms.gle/M2Dq932mo1bjK9eLA

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9

Link – Ref. Sem. 16/11: AAP

Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A

Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim e que vocês estejam se cuidado. Pessoal a atividade dessa semana é referente ao 3° bimestre que trabalhamos conteúdos referentes a qualidade de vida da população Humana quando discutimos assuntos sobre a Saúde individual e coletiva a Sexualidade, Gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmitidas. Todos esses conteúdos disponíveis no Caderno do Aluno volume 3 (3° Bimestre).

 

Deste modo, nessa semana, iremos trabalhar algumas questões que retomam nesses conteúdos.

 

- O que podemos considerar como doença?

- O que são doenças sexualmente transmissíveis?

- Quais medidas podemos tomar para evitar uma gravidez não planejada?

- O que seria a saúde pessoal e coletiva? Podemos fazer um paralelo com o aumento dos casos do COVID-19 nessas últimas semanas?

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 23/11 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 04/12/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 16/11: AAP

Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A

Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Olá alunos, vamos dar continuidade as nossas atividades após a semana da AAP. Como ainda temos alunos que não terminarem a AAP, deste modo nessa semana vou passar uma atividade simples, mas, contudo, irá exigir de vocês concentração para recordar o que já estudamos no 2° bimestre.

Deste modo, a atividade da semana 23/11 será um texto livre (resumo) e curto sobre o que foi trabalhado no 2 bi. Você poderá usar o Caderno do Aluno como fonte de pesquisa e as aulas postadas no Youtube como guia de elaboração desse texto. Peço também que coloque os tópicos que hoje você percebe que não ficou bem explicado e ou não ficou compreendido.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢



-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 09/11 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 20/11/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Olá Pessoal, tudo bem? Espero que todos estejam bem e se cuidando.

 

A partir dessa semana vamos parar um pouco o Caderno do Aluno do 4° bimestre e voltar a utilizar o Caderno do aluno dos bimestres anteriores. Essa é uma medida que a secretaria da educação está tomando para prepará-los melhor para o próximo ano.

Deste modo a atividade dessa semana e as próximas serão referentes aos cadernos do aluno passados, hoje iremos iniciar com o Caderno do Aluno referente ao 1° bimestre (Vol. 1) para fazermos uma grande revisão. Sendo assim, bora começar!

 

Pessoal na revisão dessa semana e das próximas gravarei uma aula com todo o conteúdo. Tentarei entregar essa aula o mais rápido possível.

 

Vamos refletir sobre essas questões:

1.       Quando estudamos as relações ecológicas, podemos detectar um fluxo energético. Esse fluxo é unidirecional ou bidirecional? Por quê?

2.       O que são as cadeias e teias alimentares?

3.       Qual é o significado das setas nas cadeias e teias alimentares?

4.       O que é o comensalismo?

5.       Qual a atuação da fotossíntese nos níveis tróficos e na redução do efeito estufa?

6.       O que é o nicho ecológico?

7.       E de que maneira o Ser Humano impacta os ecossistemas?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 03/11 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 13/11/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

 

Olá pessoal, a atividade dessa semana é continuidade da semana passada. Assim vamos continuar com o tema Saúde individual e Coletiva. Nessa semana faremos as atividades do caderno do aluno vol. 04 (quarto bimestre), página 44. Para essa atividade você poderá consultar sites da internet como Wikipédia, também poderá assistir a vídeos no YouTube e perguntar as dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula que possivelmente gravarei para vocês.

 

- Ser saudável ou ter saúde é necessariamente uma característica individual? Ou dependemos de outras pessoas para nos manter saudáveis?

- Ter acesso a saúde é um direito?

- O sistema único de saúde (SUS) está associado a constituição? Deve ser mantido?

- O que podemos tirar de aprendizado da pandemia em relação ao SUS? Ele é dispensável? Poderá um dia ser privatizado?

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 26/10 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 13/10/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Olá pessoal, como todos já devem estar sabendo, entramos no quarto é o último bimestre. Deste modo, é válido lembrar que quem ainda não têm nota no primeiro, segundo e/ou terceiro bimestre, POR FAVOR, me procure para que juntos possamos resolver esse probleminha. Não fiquem com vergonha ou temerosos, EU QUERO AJUDAR VOCÊS e por isso não vou jugar e nem criticar, só vou mostrar um caminho para resolver esse probleminha. Blz

Pessoal, quem não tem o boletim e o quer, só mandar o seu nome completo e sala pelo WhatsApp que lhe envio!

Galerinha a atividade dessa semana é do Caderno do aluno do quarto bimestre (já está na escola).

Para essa atividade você poderá consultar a internet, assistir a vídeos no YouTube, perguntar as dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula que gravarei para vocês.

 

O que é saúde para você?

E qual a diferença entre saúde individual e coletiva?

Cite ao menos quatro itens que podem ser relacionados ao conceito e/ou manutenção da saúde.

Cite ao menos quatro itens que podem ser relacionados ao conceito e/ou manutenção de comportamentos não saudáveis.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 12/10 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 30/10/2020

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8

 

Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

Biologia 1º Colegial - Em breve (4º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Olá pessoal, como todos já devem estar sabendo, entramos no quarto é último bimestre. Deste modo, é válido lembrar que quem ainda não têm nota no primeiro, segundo e/ou terceiro bimestre, POR FAVOR, me procure para que juntos possamos resolver esse probleminha. Não fiquem com vergonha ou temerosos, EU QUERO AJUDAR VOCÊS e por isso não vou jugar e nem criticar, só vou mostrar um caminho para resolver esse probleminha. Blz

E só lembrando:

PREZADOS ALUNOS

 

CADERNO DO ALUNO, REFERENTE  4. BIMESTRE, PODERÁ SER RETIRADO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, DIA 20/10, DAS 8:00 ÀS 21:00 HORAS.

É NECESSÁRIO A RETIRADA, TENDO EM VISTA QUE JÁ INICIOU O 4. E ÚLTIMO BIMESTRE E TAMBÉM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES

Mensagem da direção divulgada no WhatsApp.

 

Galerinha a atividade dessa semana tem como tema os Métodos Contraceptivos e está no Caderno do Aluno vol. 3 (3º Bimestre) página 46 e 47.

O que são métodos contraceptivos? 

Para que servem? 

Quais você conhece?

De acordo com os conhecimentos adquiridos, é indicada a utilização de duas camisinhas ao mesmo tempo? Justifique.

É possível utilizar mais de um método ao mesmo tempo? Quais deles não podem ser combinados e quais agem melhor quando combinados?

É possível estabelecer uma relação entre gravidez e IST? Comente.

Em sua opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique utilizando argumentos com embasamento científico.

Quem deve ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método escolhido?

 

Para essa atividade irei disponibilizar uma aula que gravei para o 8º ano, essa está bem completa e pode ser usada para vocês sem problemas. https://youtu.be/IAmMAanTqyg (3º Bi - Sem 08/09 - 8º - Cien)

Para essa atividade você poderá consultar a internet, assistir a vídeos no YouTube, perguntar as dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula que estou disponibilizando.

 

 

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 12/10 (4° Bimestre)

Data de Entrega: 23/10/2020

                    

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6

 

Atividade das semanas Passadas (3º Bimestre):

Link – Ref. Sem. 28/09: https://forms.gle/mVSc7mTayQT2EnfK6

Link – Ref. Sem. 21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A

Link – Ref. Sem. 14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9

Link – Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7

Link – Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318

Link – Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9

Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6

Link – Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

 

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)

 

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde

Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Caro aluno, nessa semana vamos relembrar todo o trabalho desenvolvido por nós durante o 3º Bimestre. 

A atividade proposta para essa semana é a feitura de um texto dissertativo (O texto dissertativo é o gênero textual que trabalha com argumentos e opiniões), ou seja, elabore um texto que discorra sobre os conteúdos do 3º Bimestre trabalhado por nós: Atividades Referente às Semanas: 28/09, 21/09, 14/09, 08/09, 31/08, 17/08, 10/08, 03/08 .

Para essa dissertação, você deverá além de relembrar as atividades, informar quais destas que você mais gostou e as que menos gostou com os referidos argumentos que expliquem o seu contentamento e descontentamento. Também será necessário dar a sua opinião sobre o que poderia ter sido feito para melhorar, seja na parte do conteúdo da apostila ou da apresentação pelo professor.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 28/09 (3° Bimestre)

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 28/09: https://forms.gle/mVSc7mTayQT2EnfK6

 

Atividade das semanas Passadas:

Link – Ref. Sem. 21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A

Link – Ref. Sem. 14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9

Link – Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7

Link – Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318

Link – Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9

Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6

Link – Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Caro aluno, nessa semana vamos aproveitar os conhecimentos adquiridos na palestra: O CONTROLE DA MINHA VIDA FINANCEIRA (25/09/20) e aplicá-los no mundo da Biologia. Para tanto, devemos relembrar que recentemente discutimos as nossas práticas de consumo, a obsolescência programada e perceptiva e vimos a importância do consumo consciente, até mesmo para proteção e manutenção do meio ambiente. Agora, para essa semana, nossa atividade é fazer uma reflexão crítica: Qual a relação entre o controle financeiro pessoal a obsolescência perceptiva, o consumo consciente e a preservação ambiental?

Para essa atividade o aluno poderá pesquisar na internet e livros didáticos sobre os temas: Controle Financeiro Pessoal, Obsolescência Perceptiva, Consumo Consciente e Preservação Ambiental.

Dificuldade e ou dúvidas converse comigo pelo WhatsApp. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, (o vídeo com a palestra também será postado) como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

1° Colegial – Biologia

Atividade referente a Semana 21/09 (3° Bimestre)

 

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

 

Link – Ref. Sem. 21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A

 

Atividade das semanas Passadas:

Link – Ref. Sem. 14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9

Link – Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7

Link – Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318

Link – Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9

Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6

Link – Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

 

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.

Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q

*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

 

Códigos do Classroom

1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)

1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

 

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

 

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.

Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

 

Atividade

Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre Falando de HIV e AIDS – mais uma IST, página 45, Caderno do Aluno, 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar na internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: HIV e AIDS. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

 

Atividade, usando as tabelas que estão na página 44 do caderno do Aluno, responda as questões abaixo:

1)    Analise a Tabela 1 e compare o ano de 2007 com 2019. Quais diferenças podem ser apontadas?

2)    Analise a Tabela 2 e compare o ano de 2007 com 2019. Apresente as diferenças existentes em cada um dos anos, nas diversas faixas etárias.

3)    Compare a Tabela 1 com a Tabela 2 e apresente as diferenças em relação à incidência de HIV entre homens e mulheres, nas faixas etárias apresentadas. Traduzir esses dados comparativos em palavras, redigindo um pequeno texto explicativo.

 

1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 14/09 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9

Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7
Link – Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318
Link – Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9
Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6
Link – Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

Atividade
Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO, página 42 (Continuação), Caderno do Aluno, 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar na internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: Sexualidade, saúde humana, prevenção e IST. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

1. Uma pessoa contraiu o vírus HIV. Isso significa que ela tem AIDS? Diferencie ser portador(a) de HIV e ter AIDS.
2. Como o vírus do HIV atua no organismo de uma pessoa que tem AIDS? Registre sua resposta por meio de um esquema (imagem e texto).
3. Como se prevenir e/ou reduzir os riscos de contrair HIV?

Tire uma foto e envie ao professor, preferencialmente pelo link da atividade.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 08/09 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7

Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318
Link – Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9
Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6
Link – Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

Lista de quem entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

Atividade
Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre SEXUALIDADE, SAÚDE HUMANA E PREVENÇÃO, página 42, Caderno do Aluno, 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar na internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: sexualidade, saúde humana, prevenção e IST. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

1) - Aponte as principais características que envolvem o ciclo menstrual e estabeleça as relações com a “tabelinha”.
2) - Considerando a fisiologia da reprodução, explique se é possível ou não engravidar sem ter uma relação sexual. Qualquer relação sexual engravida? Por quê?
3) - Das Infecções Sexualmente Transmissíveis abaixo, escolha uma e faça uma descrição dela constando o agente causador, sintomas, contágio, prevenção e tratamento.
Sífilis / Gonorréia / HPV / Hepatites Virais (vírus B, C e D) / Candidíase

Tire uma foto e envie ao professor, preferencialmente pelo link da atividade.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 17/08 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 31/08:  https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318

Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 17/08:  https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9
Link – Ref. Sem. 03/08:  https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6
Link – Ref. Sem. 10/08:  https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

Lista de quem  entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial -  http://abre.ai/bo8Q
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

Atividade
Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre o Consumo de Álcool – Caso de Saúde Individual e Coletiva, página 41, Caderno do Aluno 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar a internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: Consumo de álcool por adolescentes. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

1) - Quais são os fatores que contribuem para que um(a) adolescente consuma bebida alcoólica?
2) - Quais os impactos físicos e psicológicos que o consumo de álcool pode provocar no organismo de um(a) adolescente?
3) - Pesquise, em se tratando de questões de saúde, o que são fatores de risco e fatores de proteção, em se tratando de saúde e registre em seu caderno. A partir dessas informações, construa uma tabela em seu caderno, conforme modelo apresentado abaixo (ver Caderno do Aluno página 41) e preencha com os fatores de risco e de proteção em relação ao consumo de bebida alcoólica na adolescência. Tire uma foto dos resultados e envie pelo link já citado.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 17/08 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 17/08:  https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9

Atividade das semanas Passadas:

Link – Ref. Sem. 03/08:   https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6
Link – Ref. Sem. 10/08:  https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

Lista de quem  entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

Atividade
Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre a Qualidade de Vida das Populações Humanas, página 41, Caderno do Aluno 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar a internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: Qualidade de Vida das Populações Humanas, Doenças Infecciosas e Parasitária. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

O que são doenças infecciosas? E parasitárias?
_________________________________________________________________
O que são afecções originadas no período perinatal?
_________________________________________________________________
O que são neoplasias?
_________________________________________________________________

                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Atividade referente a Semana 10/08 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 10/08:  https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7

Atividade das semanas Passadas:

Link – Ref. Sem. 03/08:   https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6

Lista de quem  entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso.

Atividade
Caro aluno, nessa semana vamos entrar no conteúdo sobre as intervenções humanas e relações ecológicas do caderno do aluno 2. Para responder estas questões, você poderá: pesquisar a internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: O Ser humano e o ambiente, Poluição e as intervenções humanas nos ecossistemas. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula, poderá refazer após assistir lá.

A poluição atmosférica causa preocupação em todo o mundo, uma vez que provoca danos ao homem e ao meio ambiente. Ela pode ser desencadeada por fontes fixas, como indústrias, ou fontes móveis, como os veículos automotores. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que não indica um poluente atmosférico:
a) óxido de nitrogênio.
b) dióxido de enxofre.
c) gás nitrogênio.
d) partículas em suspensão.
e) monóxido de carbono.

A poluição da água, muitas vezes, é confundida com sua contaminação. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a definição de água poluída.
a) Água poluída é aquela que possui alterações em suas características químicas e físicas, tais como mudanças no cheiro, cor e sabor.
b) Água poluída é aquela capaz de causar doenças em quem a ingere.
c) Água poluída é aquela que apresenta organismos vivos, tais como vermes e protozoários.
d) Água poluída é aquela que se apresenta imprópria para o consumo humano, apesar de não ter alterações em suas características químicas e físicas.
e) Água poluída é aquela que apresenta grande quantidade de solo dissolvido.


(ENEM-2006) As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica é capaz de absorver até 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle
a) das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas.
b) das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera.
c) da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos.
d) do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fósseis, como carvão mineral e petróleo.
e) da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera.

(Enem) A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando
a) a quantidade total, mas não há qualidade da água disponível no Planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não há quantidade de água disponível no Planeta.

(UPE) Uma das grandes preocupações atuais é a manutenção da biodiversidade, representada pela variedade de seres vivos existentes em determinado local ou na Terra. Em geral, a extinção de espécies é um processo natural e lento, no entanto a principal causa da extinção das espécies é, na atualidade, a atividade humana. Analise as afirmativas a seguir:
I. A diversidade da vida ao longo do tempo reflete as taxas de perdas e ganhos de novas espécies. A perda ocorrendo por extinção, e o ganho, por especiação. Assim, quando a taxa de especiação suplanta a de extinção em um táxon, a diversidade diminui neste. Quando a taxa de extinção supera a de especiação, a diversidade nele aumenta.
II. O ser humano sempre selecionou espécies mais disponíveis e rentáveis para a agricultura e pecuária, mas essa uniformidade é saudável, pois diminui a sensibilidade ao ataque de pragas e a mudanças climáticas. Assim, espécies selvagens funcionam como um “banco genético”, onde, por meio de enxertos e cruzamentos, são melhoradas as espécies domésticas e, até mesmo, salvas de extinção.
III. A destruição de hábitats para ocupação humana, lavoura, pastagem, extração de recursos, exploração comercial excessiva, poluição e introdução de espécies exóticas são as principais causas para o aumento da atual taxa de extinção.
IV. Para proteger a biodiversidade, é necessário se preservar o meio ambiente por meio de leis e do seu cumprimento, da promoção de campanhas educativas de respeito à natureza, bem como da criação e manutenção de unidades de conservação, como parques nacionais e reservas biológicas. É preciso, também, combater a biopirataria, que envia seres vivos ao exterior para extração e pesquisa de medicamentos, cosméticos e outros produtos.
V. Quando uma espécie se extingue, libera espaço ecológico que pode ser explorado por outra espécie. Dessa forma, se ocorre extinção de um grupo taxonômico, haverá a liberação de espaço, o que permitirá uma nova irradiação adaptativa de um grupo competidor.

Somente está correto o que se afirma em:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) II e III.
d) II e V.
e) III, IV e V.









 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 03/08 (3° Bimestre)

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 03/08:  https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6

Atividade das semanas Passadas:

A partir da semana que vem!

Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

Atividade

Pessoal, não se esqueçam de assistir os vídeos que postei para vocês nas semanas anteriores. Esses vídeos ajudarão a relembra o conteúdo abordado bem como a feitura dessa atividade.
Lembrando os vídeos estão no Classroom (pelo CMSP), desse modo vocês não pagarão para assisti-los novamente.
Mas se você preferir, pode acessar o link para lista das aulas no Youtube:

Não precisa copiar, use o link do forms e ou vá ao classroom para responder as questões!

Quais características podem ser citados do Bioma Cerrado?
________________________________________________
Quais são os principais biomas do mundo?
________________________________________________
A Mata Atlântica é um tipo de bioma, quais são as suas características?
_________________________________________________________
O que você consegue explicar sobre a Dinâmica Populacional?
_________________________________________________________
Quais fatores ecológicos podem ser usados para explicar a densidade populacional?
__________________________________________________________________









                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 27/07

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 27/07: Semana dedicada a realização das atividades ainda não feitas das semanas passadas.

Lembrando: Os links serão FECHADOS no dia 30/07/2020 ou as 23h do dia 29/07/2020. Esse período é improrrogável, pois, preciso lançar as notas!!!

Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 20/07:  https://forms.gle/XE5rc8ibuwfZKBj16
Link – Ref. Sem. 13/07:  https://forms.gle/txa4afG6x6BmQdJU9
Link – Ref. Sem. 06/07:  https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8
Link – Ref. Sem. 29/06:  https://forms.gle/Jpm85QAnwazN6VZC6
Link – Ref. Sem. 22/06:  https://forms.gle/fD2QTSMZmxFaVmPSA
Link – Ref. Sem. 15/06:  https://forms.gle/HiRFEP665dEep9n6A
Link – Ref. Sem. 08/06:  https://forms.gle/H4HYCqnAVqEKXrZNA


Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

Atividade
Não precisa copiar, use o link do forms e ou vá ao classroom para responder as questões!

Caros Estudantes, chegamos ao fim do bimestre e deste modo temos que fazer a conclusão do mesmo. Para tanto, precisamos fechar as notas e lançar o consolidado no sistema. O nosso prazo é apertado, por isso, as atividades ficarão disponíveis até quarta feira. Os links referentes a todas as atividades seguem no início dessa postagem. E lembrem, sempre estarei disposto a ajudá-los no que for possível.



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 20/07

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 20/07:  https://forms.gle/XE5rc8ibuwfZKBj16

Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 13/07:  https://forms.gle/txa4afG6x6BmQdJU9
Link – Ref. Sem. 06/07:  https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8
Link – Ref. Sem. 29/06:  https://forms.gle/Jpm85QAnwazN6VZC6
Link – Ref. Sem. 22/06:  https://forms.gle/fD2QTSMZmxFaVmPSA
Link – Ref. Sem. 15/06:  https://forms.gle/HiRFEP665dEep9n6A
Link – Ref. Sem. 08/06:  https://forms.gle/H4HYCqnAVqEKXrZNA


Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

Atividade
Não precisa copiar, use o link do forms e ou vá ao classroom para responder as questões!


(Unesp) Constitui um bioma brasileiro que se estendia originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20% desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali. Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração com a ocupação humana. Disponível em: <www.portalbrasil.net>. (Adaptação)

O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:

Campos
Floresta Latifoliada
Caatinga
Cerrado
Floresta Equatorial

Assinale a opção que apresenta unicamente características da Caatinga.

Compreende a área em que se encontra a maior floresta tropical do mundo.
Ocupa boa parte da região Nordeste do Brasil e seu nome significa “floresta branca”.
É considerada a savana brasileira e compreende uma área de elevado potencial aquífero.
Compreende a região costeira do Brasil e atualmente restam menos de 10% da sua mata nativa.
É uma região que recebe inundações regulares com o potencial de formação de pântanos da onde vem o nome Caatinga.

Sobre o Pantanal, julgue os itens a seguir e assinale apenas as proposições que apresentam características desse bioma.
I. A fauna é semelhante à do bioma Amazônia. A flora conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais. II. Conhecido também como Campo Sulino, esse bioma abrange o território do estado do Rio Grande do Sul. III. É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, sendo o menor bioma em extensão territorial do Brasil. IV. Esse bioma compreende a bacia hidrográfica do Rio Paraguai, e o clima predominante é o tropical.

Assinale a alternativa correta:
I - III - IV
II - III
II- III - IV
III - IV
I - II - III


Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

Cerrado
Mata de Cocais
Mangue
Caatinga
Pantanal


(PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

Floresta tropical
Caatinga
Formação do Pantanal
Mata semiúmida
Cerrado

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade referente a Semana 13/07

Atenção alunos, essa atividade está no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.

Link – Ref. Sem. 13/07: https://forms.gle/txa4afG6x6BmQdJU9


Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 06/07: https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8

Link – Ref. Sem. 29/06: https://forms.gle/Jpm85QAnwazN6VZC6

Link – Ref. Sem. 22/06: https://forms.gle/fD2QTSMZmxFaVmPSA

Link – Ref. Sem. 15/06: https://forms.gle/HiRFEP665dEep9n6A

Link – Ref. Sem. 08/06: https://forms.gle/H4HYCqnAVqEKXrZNA


Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!


COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

Atividade
Não precisa copiar use o link do forms e ou vá ao classroom!


Os principais biomas mundiais são:
Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical, Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas, Desertos.
Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo, Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.
Pampas, gramíneas, Floresta das araucárias, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta Tropical.

Com relação ao tipo de vegetação dos principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:
Os desertos quase não possuem vegetação.
Os campos são constituídos por uma vegetação composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.
As savanas possuem uma vegetação florestal densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem as folhas no outono.
A vegetação da Tundra é composta por musgos e líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.
A Taiga é composta por florestas de coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.

A Mata Atlântica é o exemplar brasileiro de que tipo de bioma mundial?
Savanas.
Campos.
Florestas equatoriais.
Tundra.
Florestas tropicais.

Assinale a alternativa incorreta, quanto aos biomas terrestres.
A taiga se localiza em regiões de clima frio, com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
Nos desertos predominam as savanas, cujos solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
Nos campos, devido à quantidade de chuvas intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é constituída por gramíneas.
As florestas tropicais são caracterizadas por uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura elevada e chuvas freqüentes.
A tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e líquens.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas constatadas em julho de 2016 saltaram de 104 para 864, ano em que as geadas secaram os pastos antes do previsto. O uso do fogo, no manejo de propriedades rurais, gera polêmicas, e técnicos advertem que essa prática, além de ser ilegal, degrada a vegetação e o solo. O IBAMA fiscaliza queimadas principalmente no Centro-Oeste e na Amazônia.
Campos ardentes. Correio do Povo. 07 ago. 2016.
A coluna da esquerda, abaixo, lista dois Biomas que ocorrem nessas regiões fiscalizadas; a da direita, características que os distinguem.
Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.
1. Amazônia
2. Cerrado
(   ) Vegetação arbórea esparsa com raízes profundas.
(   ) Árvores e arbustos com cascas grossas.
(   ) Vegetação arbórea densa disposta em diferentes estratos.
(   ) Predomínio de gramíneas recobrindo o solo.
(   ) Árvores altas com raízes tabulares.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

2 – 1 – 1 – 2 – 2.
1 – 1 – 2 – 1 – 2.
1 – 2 – 1 – 1 – 1.
2 – 1 – 2 – 1 – 2.
2 – 2 – 1 – 2 – 1.






                          




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
1° Colegial – Biologia
*Atividade referente a Semana 06/07*

*Atenção alunos essa atividade está no FORMS, deste modo não precisa escrever no caderno, é só acessar o link.*

*Link – Ref. Sem. 06/07:* https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8


Atividade das semanas Passadas:
*Link – Ref. Sem. 29/06:* https://forms.gle/Jpm85QAnwazN6VZC6
*Link – Ref. Sem. 22/06:* https://forms.gle/fD2QTSMZmxFaVmPSA
*Link – Ref. Sem. 15/06:* https://forms.gle/HiRFEP665dEep9n6A
*Link – Ref. Sem. 08/06:* https://forms.gle/H4HYCqnAVqEKXrZNA


*Códigos do Classroom*
1° Colegial Aznxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)

*Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida*



*COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?*

WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

*Atividade*
Não precisa copiar use o link do forms e ou vá ao classroom!

A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável. O produto final do processo de sucessão é chamado de:
a) comunidade pioneira.
b) comunidade primária.
c) comunidade secundária.
d) comunidade clímax.
e) comunidade estática.

Sucessão ecológica é o nome dado a uma série de mudanças que ocorrem nas comunidades de um determinado ecossistema. Sobre a sucessão primária, marque a alternativa correta:
a) A sucessão primária ocorre em uma área que já foi ocupada por uma comunidade anteriormente.
b) A sucessão primária pode acontecer em áreas desmatadas, por exemplo.
c) A sucessão primária ocorre em ambientes estéreis, onde nunca houve a ocupação por seres vivos.
d) A sucessão primária é o último estágio da sucessão ecológica.
e) A sucessão primária pode ou não ocorrer, não é um fator preponderante.

Durante o processo de sucessão ecológica, os ecossistemas sofrem várias mudanças. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma tendência ao longo da sucessão.
a) Diminuição do tamanho dos indivíduos.
b) Redução da diversidade de espécies.
c) Aumento da produtividade líquida.
d) Aumento da complexidade das cadeias alimentares.
e) Diminuição da biomassa total.

(UEMG/2018)  As briófitas mais conhecidas são os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas nesse processo, assinale a alternativa correta.
A) Ao habitarem as rochas, as briófitas iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam como espécies-chave no ecossistema.
B) A comunidade formada pelas briófitas sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não pode sofrer alterações.
C) As briófitas são consideradas espécies secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das rochas.
D) O processo de sucessão que ocorre nas rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas pioneiras nesse habitat.

(UFSCar) A substituição ordenada e gradual de uma comunidade por outra, até que se chegue a uma comunidade estável, é chamada de sucessão ecológica. Nesse processo, pode-se dizer que o que ocorre é

a) a constância de biomassa e de espécies.
b) a redução de biomassa e maior diversificação de espécies.
c) a redução de biomassa e menor diversificação de espécies.
d) o aumento de biomassa e menor diversificação de espécies.
e) o aumento de biomassa e maior diversificação de espécies.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

CMSP no PC  Acompanhar as aulas, e monitorar os alunos quando o recurso de salas forem
 implantado.
WhatsApp  Interagir com os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o
 engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares)
Classroom/Google Forms – Atividadesmaterial adicional e vídeo aulas.
Google Meet ou Skype – Videoconferência para a Eletiva.


COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?

WhatsApp (14 9 9624-7663): Periodo da tarde
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.

E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado para resposta.

ATIVIDADES - Ref. Semana 29/06
Até dia 10 de Julho de 2020

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES ABAIXO

Uma população não pode crescer de maneira ilimitada, pois seu crescimento pode afetar a 
todos os membros do grupo e gerar, por exemplo, a competição. Entre os fatores que limitam 
o crescimento de uma população, podemos citar:

Nascimentos e imigrações.
Nascimentos e mortes.
Mortes e imigrações.
Nascimentos e emigrações.
Mortes e emigrações.


(UENP) Ecólogos, ao estudarem populações de plantas, encontram organismos aderentes em
 diferentes condições ambientais. Como decidir se esses organismos pertencem a uma só
 população ou a mais de uma?

Verificando a possibilidade de intercâmbio de informações genéticas entre os indivíduos.
Verificando os fatores dependentes e independentes da densidade populacional.
Verificando o tamanho dos organismos, considerando a biomassa, a altura, a morfologia e a condição
 fisiológica.
Verificando as condições de sobrevivência, rendimento reprodutivo e crescimento dos organismos.
Estimando as taxas vitais das plantas e, por meio dessas taxas, separando os organismos.

(Acafe) Os seres vivos de um ecossistema formam populações e comunidades. Analise as
 afirmações a seguir sobre esses conceitos ecológicos.

l. População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que convive na mesma área.
ll. População é definida como a interação entre o meio biótico e abiótico.
lll. Comunidade é o conjunto de populações que habitam o mesmo ambiente, relacionando-se entre
si.
lV. São propriedades da população a natalidade e a mortalidade, dentre outras.
V. A comunidade é o local físico ocupado pelos indivíduos de uma ou mais espécies.
Todas as afirmações corretas estão em:

I – III – IV.
I – II – V.
II – IV – V.
III – IV.
I – II – III

(UFSC – 2009 - Adaptada) Um pesquisador interessado em estudar dinâmica populacional 
monitorou, em uma determinada área e por um período de tempo, as densidades populacionais 
de cobras e ratos, obtendo como resultado o gráfico abaixo:

 http://s2.glbimg.com/yoqSQRcqvYWITrrcduxK0-KPHjs=/0x0:711x417/620x364/s.glbimg.com/po/
ek/f/original/2014/04/02/modulo_43_6.jpg

Com respeito ao gráfico e aos fatores que influenciam as densidades populacionais, assinale a(s) 
proposição(ões) correta(s):

O crescimento da população de ratos não influencia o crescimento da população de cobras.
As duas espécies ocupam o mesmo hábitat e nicho ecológico.
Se duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico, ocorre simbiose entre elas, o que pode levar ao 
desaparecimento de uma delas da área.
As densidades populacionais representadas sofreram variações ao longo do tempo.
O parasitismo, os intemperismos, a disponibilidade de alimentos e espaço são fatores que influenciam
 na densidade das populações.
Por serem autótrofas, não são observados mecanismos de controle da densidade populacional nas
 espécies vegetais.
A territorialidade (estabelecimento de territórios) de algumas espécies animais é fator influente na 
densidade populacional de uma área.

(Fuvest SP - 2009) A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de
 protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados
 no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua 
carga biótica máxima. De acordo com o gráfico:

 http://s2.glbimg.com/5rMDnGiLEgEtYMCFRt6P1jzIX1k=/0x0:1999x953/620x296/s.glbimg.com/
po/ek/f/original/2014/04/02/modulo_43_3_1.jpg
Gráfico que analisa população de protozoários (Foto: Reprodução/Fuvest)

a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.
a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.
a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada.
a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.
o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
https://forms.gle/VNncPNHjvhFAhrGJ9
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADE


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


https://forms.gle/ipxEJ88yzzXTjna37



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


https://forms.gle/Kazz6y5pxeeg8jw99



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

https://forms.gle/w9k4GDkPhzizF4HG7


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

Responder o formulário abaixo:

https://forms.gle/DRXyZwsfWqK1RWiL9

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Responder o formulário abaixo:

https://forms.gle/jsJTdHFytR9qYJWeA



ALUNOS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES ACESSEM O LINK ABAIXO:


https://forms.gle/C

Nenhum comentário:

Postar um comentário