PRAZO
DE ENTREGA
30/11 a 04/12 de 2020 ATIVIDADES
ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Previsão das quantidades de reagentes e de
produtos e energia liberada ou absorvida nas transformações químicas. As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4 Previsão das quantidades de reagentes e de
produtos e energia liberada ou absorvida nas transformações
químicas. A previsão da quantidade de produtos obtidos ou
de matérias-primas envolvidas nas transformações químicas é essencial no
sistema produtivo, pois envolve aspectos como a produtividade, controle de
qualidade, capacidade de produção, minimização de riscos etc. 2A Baseando-se na previsão das quantidades de
reagentes e de produtos e na energia liberada ou absorvida das transformações químicas,
discuta com seus colegas as seguintes questões: 1. Como podemos prever as quantidades de
reagentes e produtos em uma transformação química? 2. Na produção de ferro, os valores calculados
(teóricos) correspondem aos valores reais (prática)? Por quê? 3. Como podemos determinar a quantidade de
energia liberada/ absorvida em uma transformação química? É possível classificá-la? Responder de forma digital ou escrever no
caderno e postar foto aqui. 1.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
23 a 27/11 de 2020
ATIVIDADES
Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol)
Caderno do Aluno vol 4 As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol) do Caderno do
Aluno vol 4 1.
Leia o texo como ponto de partida. Unidade de Quantidade de Matéria
Em Química, o uso de unidades convenientes para representar as
quantidades de partículas é significativo, visto que em pequenas porções de
matéria há quantidades quase inimagináveis de partículas. Como exemplo, em
uma única gota de água, com aproximadamente 0,050g, há a incrível quantidade
de 1,7x10 21 partículas de água! Assim, com o passar do tempo, os químicos adotaram o número de átomos
presentes em 12g de carbono, obtido experimentalmente, como a unidade da
grandeza quantidade de matéria (n). Esse número de átomos de carbono foi
então denominado mol, unidade cujo símbolo também é mol. Atualmente, é possível determinar, por meio de uma técnica chamada
espectroscopia de massa, que a massa de um átomo de carbono de massa 12 vale
1,9926x10-23g. Assim, o número de átomos de carbono existentes em exatamente
12g de carbono de massa 12 pode ser calculado facilmente: Número de átomos presentes em 12g de 12 C= 12g/1,9926x10-23g =
6,02x1023 átomos = 1 mol Isso equivale que em 12g de carbono existem aproximadamente 602
sextilhões de átomos de carbono (6,02x1023). Esse número gigantesco ficou
conhecido como constante de Avogadro, em homenagem a Lorenzo Romano Amedeo
Carlo Avogadro, cientista italiano que defendeu as ideias de Dalton no início
do século XIX, ajudando a estabelecer a concepção atomística da matéria. Usa-se a unidade mol para expressar quantidades de quaisquer espécies
químicas: 1 mol de átomos de carbono= 6,0x1023 átomos de carbono 1mol de moléculas de água= 6,0x1023 moléculas de água A massa de 1 mol de átomos de carbono é 12g, ou seja, a massa molar do
carbono é 12g/mol. De modo semelhante, 6,0x1023 moléculas de água, ou seja, 1 mol de água,
apresenta massa molar 18g/mol. Após a leitura, realizar um resumo contemplando o conceito de mol,
quantidades de partículas que o mol representa e a utilidade do mol. Alguns
pontos podem ser contemplados nesse resumo: mol é a unidade de quantidade de
matéria que foi estabelecida tendo como padrão o número de átomos de carbono
contidos em 12,0g de carbono; essa unidade equivale a 6,0x1023 partículas; o
mol pode ser usado para representar quantidades de qualquer espécie química. 2.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO DE
ENTREGA 09 a 13/11 de 2020 ATIVIDADES Atividade 1 -
Quantidade de matéria e sua unidade (mol) Caderno do Aluno vol 4 As atividades deverão ser
entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua
unidade (mol) do Caderno do Aluno vol 4 1.
Leia o texo como ponto de partida. Unidade
de Quantidade de Matéria
Em Química, o uso de unidades
convenientes para representar as quantidades de partículas é significativo,
visto que em pequenas porções de matéria há quantidades quase inimagináveis
de partículas. Como exemplo, em uma única gota de água, com aproximadamente 0,050g,
há a incrível quantidade de 1,7x10 21 partículas de água! Assim, com o passar do tempo, os químicos
adotaram o número de átomos presentes em 12g de carbono, obtido
experimentalmente, como a unidade da grandeza quantidade de matéria (n). Esse
número de átomos de carbono foi então denominado mol, unidade cujo símbolo
também é mol. Atualmente, é possível determinar, por
meio de uma técnica chamada espectroscopia de massa, que a massa de um átomo
de carbono de massa 12 vale 1,9926x10-23g. Assim, o número de átomos de
carbono existentes em exatamente 12g de carbono de massa 12 pode ser
calculado facilmente: Número de átomos presentes em 12g de 12
C= 12g/1,9926x10-23g = 6,02x1023 átomos = 1 mol Isso equivale que em 12g de carbono
existem aproximadamente 602 sextilhões de átomos de carbono (6,02x1023). Esse
número gigantesco ficou conhecido como constante de Avogadro, em homenagem a
Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, cientista italiano que defendeu as
ideias de Dalton no início do século XIX, ajudando a estabelecer a concepção
atomística da matéria. Usa-se a unidade mol para expressar
quantidades de quaisquer espécies químicas: 1 mol de átomos de carbono= 6,0x1023
átomos de carbono 1mol de moléculas de água= 6,0x1023
moléculas de água A massa de 1 mol de átomos de carbono é
12g, ou seja, a massa molar do carbono é 12g/mol. De modo semelhante, 6,0x1023 moléculas de
água, ou seja, 1 mol de água, apresenta massa molar 18g/mol. 2.
Com base no texto acima, responda com as suas
palavras as seguintes situações-problema: 1) Como podemos representar quantidades
de frutas? E de grãos? 2) Quais grandezas podem ser
consideradas? 3) Existe alguma grandeza para determinar
quantidade de átomos? 4) Qual seria o padrão de medida? 5) Como é possível medir a massa de um
átomo? 3.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
PRAZO
DE ENTREGA
03 a 06/11 de 2020 ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO
COBRE NA SOCIEDADE ATUAL PG 38 As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA SOCIEDADE ATUAL
O processo de
produção de ferro e cobre é feito na maior parte das vezes por grandes
siderúrgicas que tem seu processo de produção em fornos de latas temperaturas, as
cidades que recebem essas grandes siderúrgicas tem um crescimento social e
econômico considerável, uma vez que surgem oportunidades de trabalho alavancando a
economia local e trazendo novos aspectos tecnológicos para
a produção e desenvolvimento dos metais. O descarte desses
materiais geralmente são feitos voltados a reciclagem dos mesmo, no
Brasil existem dois segmentos para a reciclagem que é o reaproveitamento das
latas de aço como as de refrigerante e o restante vão para as siderúrgicas como
um todo.
4D – Faça uma pesquisa sobre a produção e descarte de ferro e cobre,
considerando os aspectos geográficos, sociais, tecnológicos, econômicos e
ambientais na produção, no uso e no descarte.
Tire foto(s) do que realizou e poste no
Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
ATIVIDADE 4 –
IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA SOCIEDADE ATUAL PG 38 As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO
COBRE NA SOCIEDADE ATUAL 4A – Registre suas ideias e hipóteses
com relação às seguintes situações-problema: 1. Além do ferro e do cobre, quais
outros metais podem ser obtidos no mundo? Quais são os mais abundantes? 2. O Brasil é um bom produtor de
ferro-gusa? 3. É viável para a indústria reciclar
os metais? 4B – Pesquise informações que permitam
preencher o quadro a seguir, no caderno do aluno. 2. Tire fotos e poste aqui ou envie
por e-mail.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E
INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 3A CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE PÁGINA 34 - ATIVIDADE 3A – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÕES DAS
TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 34 ATIVIDADE 3A – BALANCEAMENTO E
INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
ATENÇÃO: Tenha em mãos a “apostila” Caderno
do Aluno São Paulo Faz Escola vol. 3, pg. 34.
1. ATIVIDADE
3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 3A – Registre
as suas ideias e hipóteses com relação às seguintes situações-problema: 2. Link com a aula e a
explicação: https://youtu.be/-Q1bLUfRauE
1. Como as transformações químicas podem
ser representadas? 2. Existe relação entre as quantidades de
reagentes e produtos? 3. Como se pode prever a quantidade de
ferro produzido com base nos reagentes?
3.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 36 ATIVIDADE 3D – BALANCEAMENTO E
INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS
1.
Assista a vídeo aula do link abaixo, do centro
de mídias de São Paulo. ATENÇÃO: Tenha em mãos a “apostila” Caderno
do Aluno São Paulo Faz Escola vol. 3, pg. 36.
2.
Acompanhe a vídeo aula e responda junto com a
professora, o exercício proposto. ATENÇÃO: Preste bem a atenção na explicação. Esse conteúdo é muito importante e costuma
ser cobrado em vestibulares, Enem e concursos públicos.
3.
Tire
foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ 04/09
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 31 e 32
ATIVIDADE 2A e 2B – PROCESSO DE FERRO-GUSA E COBRE
1. Leia atentamente o texto a seguir:
FERRO-GUSA
O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.
A produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Assim, a produção do ferro gusa depende da utilização de minérios de ferro, ou seja, minérios formados por óxidos de ferro, os quais não apresentam nenhuma utilização para a produção do aço, mas que são fundamentais para a extração do ferro.
Diversas são as formas de extrair o ferro dos minérios, as quais foram aperfeiçoadas ao longo da história, uma vez que a utilização de ligas formadas a partir de ferro data de antes de Cristo. Porém, a técnica mais utilizada para a produção de ferro gusa é a redução em altos fornos, a qual será abordada neste texto.
Minérios para a produção do ferro gusa
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são:
Hematita (Fe2O3);
Magnetita (Fe3O4);
Limonita (Fe2O3.nH2O);
Carbonato de siderita (FeCO3).
Matéria-prima
Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
· Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
· Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
· Ar quente: cerca de 1800 Kg.
Etapas da produção do ferro gusa
1o Passo: Extração do minério de ferro;
2o Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);
3o Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). O gás oxigênio do ar reage com o carvão e produz o monóxido de carbono (CO), que é o agente redutor do processo de produção do ferro gusa;
C + O2 → CO(g)
4o Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;
5o Passo: Concomitantemente, ocorre a reação química entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro (como a hematita), formando o ferro metálico (Fe) fundido, isto é, o ferro gusa, além de elementos como carbono, enxofre, manganês, etc.
Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2
Obs.: Existem empresas siderúrgicas produtoras do ferro gusa que, ao produzi-lo, já produzem em seguida o aço a partir dele. Da mesma forma, existem ainda aquelas indústrias que produzem apenas o ferro gusa para servir de fonte de abastecimento para outras que trabalham com a produção e manufatura do aço.
Danos causados ao meio ambiente
A produção do ferro gusa é extremamente importante econômica e industrialmente, porém, sua realização, principalmente em altos fornos, leva aos seguintes danos ambientais:
· Intenso desmatamento para a produção de carvão;
· Aumento da emissão de dióxido de carbono no ar atmosférico;
· Emissão de óxidos de enxofre na atmosfera;
· Emissão de poluentes orgânicos de potencial cancerígeno.
Entretanto, na contramão dos danos ambientes causados, várias empresas que realizam a produção do ferro gusa efetuam o plantio de árvores que serão utilizadas na produção do carvão. Essas árvores utilizam na fotossíntese parte do dióxido de carbono formado na produção do ferro gusa.
Por Me. Diogo Lopes Dias
1.2 Com base no texto acima, reveja as questões já propostas e resonda no caderno de Química. Se houverem dúvidas, registre no caderno também.
2. Leia atentamente o texto a seguir:
COBRE
O cobre é um metal de coloração avermelhada dúctil e maleável. Foi um dos primeiros metais descobertos pelos seres humanos e é utilizado desde o período neolítico. Hoje, o cobre é muito utilizado na formação de ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o latão (cobre e zinco). Possui ponto de fusão de 1038ºC e ponto de ebulição de 2927ºC, seu número atômico é 29 e seu símbolo na tabela períodica é Cu, originado do latim “cuprum”.
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.
Posteriormente é submetido ao processo de ustulação onde é fundido e se constitui num produto líquido intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Após passar por um conversor, é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que ao passar pelo refino se molda, chegando ao ânodo com 99,5% de pureza. Após, por meio de eletrólise, constitui o cátodo, cuja pureza chega a 99,99%.
Os principais métodos de transforção do minério de cobre são:
1. Fragmentação
Redução granulométrica
2. Moagem
Feita através de moinhos de bolas, alimentados por correias transportadoras. Diminui ainda mais a granulação do material.
3. Classificação
Separação das partículas por tamanho. Os equipamentos mais comuns são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
4. Concentração
Separação dos materiais de interesse. A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores. Nesta fase ocorre o beneficiamento.
A mineração do cobre gera emissão de CO2 na atmosfera causando diversos impactos no meio ambiente. Além disso, efluentes e rejeitos provenientes da mineração contaminam lençóis freáticos e solo.
O processo de eletrólise consome grandes quantidades de energia e a extração de minérios causa danos à paisagem e alteração nos ecossistemas locais. Em virtude disso, a reciclagem do cobre é altamente recomendada para conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.
O cobre pode oferecer diversos benefícios ao meio ambiente quando extraído corretamente e seguindo um ciclo de vida contínuo. Devido à sua longa vida útil, esse material tem um enorme potencial de reciclagem que deve ser aproveitado ao máximo.
Por Me. Diogo Lopes Dias
ATENÇÂO: A pesquisa solicitada a baixo, é apenas para os alunos que ainda não realizaram as atividades anteriores. Os que já fizeram não precisar fazer de novo.
2.1 Pesquise informações sobre o funcionamento de um alto forno para a produção de ferro e complete:
2.2 Matérias-primas utilizadas;
2.3 Processo de produção;
2.4 Reagentes e produtos obtidos;
2.5 Método de separação entre a escória (descartável) e o ferro-gusa;
2.6 Impacto ambiental;
3. Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
|
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 32
ATIVIDADE 2A e 2B – PROCESSO DE FERRO-GUSA E COBRE
Os textos dão a sensação de que a atividade é muito extensa. Não precisa reescrever os textos no caderno de classe. Mas leiam com atenção. São poucas questões para responder, aí sim reescrevendo no caderno de classe, perguntas e respostas, com nome, número, série e data.
1. Leia atentamente o texto a seguir:
FERRO-GUSA
O ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.
A produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Assim, a produção do ferro gusa depende da utilização de minérios de ferro, ou seja, minérios formados por óxidos de ferro, os quais não apresentam nenhuma utilização para a produção do aço, mas que são fundamentais para a extração do ferro.
Diversas são as formas de extrair o ferro dos minérios, as quais foram aperfeiçoadas ao longo da história, uma vez que a utilização de ligas formadas a partir de ferro data de antes de Cristo. Porém, a técnica mais utilizada para a produção de ferro gusa é a redução em altos fornos, a qual será abordada neste texto.
Minérios para a produção do ferro gusa
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são:
Hematita (Fe2O3);
Magnetita (Fe3O4);
Limonita (Fe2O3.nH2O);
Carbonato de siderita (FeCO3).
Matéria-prima
Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
· Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
· Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
· Ar quente: cerca de 1800 Kg.
Etapas da produção do ferro gusa
1o Passo: Extração do minério de ferro;
2o Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);
3o Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). O gás oxigênio do ar reage com o carvão e produz o monóxido de carbono (CO), que é o agente redutor do processo de produção do ferro gusa;
C + O2 → CO(g)
4o Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;
5o Passo: Concomitantemente, ocorre a reação química entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro (como a hematita), formando o ferro metálico (Fe) fundido, isto é, o ferro gusa, além de elementos como carbono, enxofre, manganês, etc.
Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2
Obs.: Existem empresas siderúrgicas produtoras do ferro gusa que, ao produzi-lo, já produzem em seguida o aço a partir dele. Da mesma forma, existem ainda aquelas indústrias que produzem apenas o ferro gusa para servir de fonte de abastecimento para outras que trabalham com a produção e manufatura do aço.
Danos causados ao meio ambiente
A produção do ferro gusa é extremamente importante econômica e industrialmente, porém, sua realização, principalmente em altos fornos, leva aos seguintes danos ambientais:
· Intenso desmatamento para a produção de carvão;
· Aumento da emissão de dióxido de carbono no ar atmosférico;
· Emissão de óxidos de enxofre na atmosfera;
· Emissão de poluentes orgânicos de potencial cancerígeno.
Entretanto, na contramão dos danos ambientes causados, várias empresas que realizam a produção do ferro gusa efetuam o plantio de árvores que serão utilizadas na produção do carvão. Essas árvores utilizam na fotossíntese parte do dióxido de carbono formado na produção do ferro gusa.
Por Me. Diogo Lopes Dias
1.2 Com base no texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3 De onde é extraído o ferro?
1.4 Há muito tempo, utilizamos objetos metálicos. No entanto, você sabe como eles são produzidos e como é possível transformar um minério em metal?
2. Leia atentamente o texto a seguir:
COBRE
O cobre é um metal de coloração avermelhada dúctil e maleável. Foi um dos primeiros metais descobertos pelos seres humanos e é utilizado desde o período neolítico. Hoje, o cobre é muito utilizado na formação de ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o latão (cobre e zinco). Possui ponto de fusão de 1038ºC e ponto de ebulição de 2927ºC, seu número atômico é 29 e seu símbolo na tabela períodica é Cu, originado do latim “cuprum”.
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.
Posteriormente é submetido ao processo de ustulação onde é fundido e se constitui num produto líquido intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Após passar por um conversor, é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que ao passar pelo refino se molda, chegando ao ânodo com 99,5% de pureza. Após, por meio de eletrólise, constitui o cátodo, cuja pureza chega a 99,99%.
Os principais métodos de transforção do minério de cobre são:
1. Fragmentação
Redução granulométrica
2. Moagem
Feita através de moinhos de bolas, alimentados por correias transportadoras. Diminui ainda mais a granulação do material.
3. Classificação
Separação das partículas por tamanho. Os equipamentos mais comuns são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
4. Concentração
Separação dos materiais de interesse. A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores. Nesta fase ocorre o beneficiamento.
A mineração do cobre gera emissão de CO2 na atmosfera causando diversos impactos no meio ambiente. Além disso, efluentes e rejeitos provenientes da mineração contaminam lençóis freáticos e solo.
O processo de eletrólise consome grandes quantidades de energia e a extração de minérios causa danos à paisagem e alteração nos ecossistemas locais. Em virtude disso, a reciclagem do cobre é altamente recomendada para conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.
O cobre pode oferecer diversos benefícios ao meio ambiente quando extraído corretamente e seguindo um ciclo de vida contínuo. Devido à sua longa vida útil, esse material tem um enorme potencial de reciclagem que deve ser aproveitado ao máximo.
Por Me. Diogo Lopes Dias
2.1 Pesquise informações sobre o funcionamento de um alto forno para a produção de ferro e complete:
2.2 Matérias-primas utilizadas;
2.3 Processo de produção;
2.4 Reagentes e produtos obtidos;
2.5 Método de separação entre a escória (descartável) e o ferro-gusa;
2.6 Impacto ambiental;
3. Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1E – TABELA PERIÓDICA (CONTINUAÇÃO)
1. Reescreva
o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:
O Ferro auxilia no crescimento saudável
e na capacidade de aprendizagem, porém, sua deficiência pode causar danos à
saúde. Pesquise sobre sua importância para a saúde, principais fontes,
problemas causados à saúde devido a falta ou excesso de ferro. Elabore um
quadro para organizar essas informações em seu caderno. Para aprofundar,
desenvolva uma campanha de conscientização sobre a importância de uma
alimentação adequada. Você pode fazer um “cartaz”, em uma folha de papel
sulfite. Use a criatividade! O importante é levantar informações de qualidade
para sua alimentação.
1.2
Com base no
texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3
O que é
Ferro? Como ele pode ser obtido?
1.4
Qual a importância do ferro para o nosso
cotidiano?
2
Tire foto(s)
do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.
As atividades deverão
ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE
QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA
1. Reescreva
o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:
As SUBSTÂNCIAS são materiais que
possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente
constantes.
Mas cada uma possui os valores das suas
propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas
as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser
usadas para identificar uma substância.
Os átomos são as menores partes constituintes
da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por
exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas
eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso
dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou
aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa
definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).
Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados
iônicos.
As substâncias podem ser classificadas de
acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem
para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então
uma substância simples. Alguns exemplos são: gás
oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás
hélio (He).
Por outro lado, se as substâncias forem
formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da
água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como
uma substância composta.
Na natureza não é muito comum encontrarmos as
substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas
misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos
contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O;
por isso, ela é uma mistura, e não
uma substância.
1.2
Com base no
texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3
O que são
substâncias? Como elas são formadas?
2.
Assista o
vídeo aula abaixo e em seguida registre em seu caderno de classe suas
hipóteses e considerações:
Observação: (Caso não seja possível ver o
vídeo, realize uma pesquisa para responder).
2.1
Para a
Química, o que representa a tabela periódica? Existe alguma organização nela?
2.2
Registre as
ideias principais dos agrupamentos.
2.3
Quais
elementos químicos fazem parte do seu dia dia?
3.
Qual a
importância do ferro para o nosso cotidiano?
4.
Tire foto(s)
do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.
|
ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 36 - ATIVIDADE 1.A
As
atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
CADERNO DO ALUNO
QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS
ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07
Alunos, devido a
confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas
de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um
de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este
conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de
aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31
de julho, sexta-feira.
Peço que cada
aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no
blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido
realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no
grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até
quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser
consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta
semana.
Embora as
atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com
o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas
pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos
os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em
dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades
propostas para que não haja defasagem.
Conforme já é
costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail
e no Classroon.
1.
Leia atentamente os textos.
Texto 1
Combustível é qualquer corpo cuja combinação
química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage
com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases.
Ao nosso redor existem várias substâncias que
são ou podem ser usadas como
combustível. Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os
constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar. Esta é a
reação que ocorre nas câmaras de combustão dos veículos automobilísticos. O combustível é caracterizado
por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor,
gases ou chamas. A energia liberada durante esse processo é de fundamental
importância para as atividades humanas e, principalmente, para a produção
industrial, pois grande parte das máquinas funciona a partir de energia
combustível.
Várias substâncias podem ser
utilizadas na fabricação de combustível, sendo os de origem fóssil os mais
populares (petróleo, carvão e gás natural). Porém, a necessidade de
desenvolver alternativas que possam substituir, gradativamente, os
combustíveis de origem fóssil, impulsionou as pesquisas para a obtenção de
biocombustível. A cana-de-açúcar, os resíduos
agropecuários, o dendê, plantas oleaginosas e a biomassa florestal são as
principais matérias-primas na produção do biocombustível, que é um dos menos
agressivos ao meio ambiente, pois a emissão de gases poluentes é praticamente
nula.
Texto 2
Sabemos
que a alimentação está diretamente ligada à obtenção de energia pelo nosso
corpo, para nos manter aquecidos, nos fazer crescer, pensar, movimentar e as demais
funções que exercemos todos os dias. Mas algo que nem todos sabem é o que o
nosso corpo faz para transformar os alimentos em energia. Os itens da nossa
alimentação são compostos por macronutrientes que são de grande importância
para o organismo. São os carboidratos, as proteínas e os lipídeos — as
famosas gorduras. Porém, para serem absorvidas pelo organismo, essas
estruturas precisam ser quebradas em partes menores — ou seja, elas precisam
ser fragmentadas em micronutrientes. Esse processo se dá por meio da digestão.
2.
Com base nos dois textos, pesquise:
2.1 Tipos de combustíveis;
Tipos de energia;
2.2 O que é combustão? E o que
é energia?
2.3 Como é gerada a energia a
partir da combustão?
3.
Escreva as seguintes questões no caderno de classe e responda:
1.
O que são combustíveis? Você conhece algum? Para que são
usados?
2.
Você sabe como é obtida a energia que faz o nosso corpo
funcionar?
3.
Os combustíveis produzem a mesma quantidade de energia?
4.
Que aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível?
5.
É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Utilizar fogão a
gás ou a lenha?
6.
O que é combustão? O que é necessário para que ela ocorra?
Como combatê-la em caso de incêndio?
7.
Por que alguns carros antigos, movidos a álcool, têm dificuldades
de funcionar em dias muito frios?
4.
Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no
Google Classroon ou envie por e-mail.
|
PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Interação via
mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo
e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
|
RESPONDER O LINK – 1ºB
|