terça-feira, 1 de dezembro de 2020

QUÍMICA

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

30/11 a 04/12 de 2020

 

ATIVIDADES

 

ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4

Previsão das quantidades de reagentes e de produtos e energia liberada ou absorvida nas transformações químicas.

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADE 2 - CADERNO DO ALUNO vol 4

Previsão das quantidades de reagentes e de produtos e energia

liberada ou absorvida nas transformações químicas.

A previsão da quantidade de produtos obtidos ou de matérias-primas envolvidas nas transformações químicas é essencial no sistema produtivo, pois envolve aspectos como a produtividade, controle de qualidade, capacidade de produção, minimização de riscos etc.

 

2A Baseando-se na previsão das quantidades de reagentes e de produtos e na energia liberada

ou absorvida das transformações químicas, discuta com seus colegas as seguintes

questões:

 

1. Como podemos prever as quantidades de reagentes e produtos em uma transformação

química?

 

2. Na produção de ferro, os valores calculados (teóricos) correspondem aos valores reais

(prática)? Por quê?

 

3. Como podemos determinar a quantidade de energia liberada/ absorvida em uma transformação

química? É possível classificá-la?

 

Responder de forma digital ou escrever no caderno e postar foto aqui.

1.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

23 a 27/11 de 2020

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol) Caderno do Aluno vol 4

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol) do Caderno do Aluno vol 4

 

1.       Leia o texo como ponto de partida.

 

Unidade de Quantidade de Matéria

 

Em Química, o uso de unidades convenientes para representar as quantidades de partículas é significativo, visto que em pequenas porções de matéria há quantidades quase inimagináveis de partículas. Como exemplo, em uma única gota de água, com aproximadamente 0,050g, há a incrível quantidade de 1,7x10 21 partículas de água!

Assim, com o passar do tempo, os químicos adotaram o número de átomos presentes em 12g de carbono, obtido experimentalmente, como a unidade da grandeza quantidade de matéria (n). Esse número de átomos de carbono foi então denominado mol, unidade cujo símbolo também é mol.

Atualmente, é possível determinar, por meio de uma técnica chamada espectroscopia de massa, que a massa de um átomo de carbono de massa 12 vale 1,9926x10-23g. Assim, o número de átomos de carbono existentes em exatamente 12g de carbono de massa 12 pode ser calculado facilmente:

 

Número de átomos presentes em 12g de 12 C= 12g/1,9926x10-23g = 6,02x1023 átomos = 1 mol

 

Isso equivale que em 12g de carbono existem aproximadamente 602 sextilhões de átomos de carbono (6,02x1023). Esse número gigantesco ficou conhecido como constante de Avogadro, em homenagem a Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, cientista italiano que defendeu as ideias de Dalton no início do século XIX, ajudando a estabelecer a concepção atomística da matéria.

Usa-se a unidade mol para expressar quantidades de quaisquer espécies químicas:

1 mol de átomos de carbono= 6,0x1023 átomos de carbono

1mol de moléculas de água= 6,0x1023 moléculas de água

A massa de 1 mol de átomos de carbono é 12g, ou seja, a massa molar do carbono é 12g/mol.

De modo semelhante, 6,0x1023 moléculas de água, ou seja, 1 mol de água, apresenta massa molar

18g/mol.

 

Após a leitura, realizar um resumo contemplando o conceito de mol, quantidades de partículas que o mol representa e a utilidade do mol. Alguns pontos podem ser contemplados nesse resumo: mol é a unidade de quantidade de matéria que foi estabelecida tendo como padrão o número de átomos de carbono contidos em 12,0g de carbono; essa unidade equivale a 6,0x1023 partículas; o mol pode ser usado para representar quantidades de qualquer espécie química.

 

2.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

 

PRAZO DE ENTREGA

 

09 a 13/11 de 2020

 

 

ATIVIDADES

 

Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol) Caderno do Aluno vol 4

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

Atividade 1 - Quantidade de matéria e sua unidade (mol) do Caderno do Aluno vol 4

 

1.       Leia o texo como ponto de partida.

 

Unidade de Quantidade de Matéria

 

Em Química, o uso de unidades convenientes para representar as quantidades de partículas é significativo, visto que em pequenas porções de matéria há quantidades quase inimagináveis de partículas. Como exemplo, em uma única gota de água, com aproximadamente 0,050g, há a incrível quantidade de 1,7x10 21 partículas de água!

Assim, com o passar do tempo, os químicos adotaram o número de átomos presentes em 12g de carbono, obtido experimentalmente, como a unidade da grandeza quantidade de matéria (n). Esse número de átomos de carbono foi então denominado mol, unidade cujo símbolo também é mol.

Atualmente, é possível determinar, por meio de uma técnica chamada espectroscopia de massa, que a massa de um átomo de carbono de massa 12 vale 1,9926x10-23g. Assim, o número de átomos de carbono existentes em exatamente 12g de carbono de massa 12 pode ser calculado facilmente:

 

Número de átomos presentes em 12g de 12 C= 12g/1,9926x10-23g = 6,02x1023 átomos = 1 mol

 

Isso equivale que em 12g de carbono existem aproximadamente 602 sextilhões de átomos de carbono (6,02x1023). Esse número gigantesco ficou conhecido como constante de Avogadro, em homenagem a Lorenzo Romano Amedeo Carlo Avogadro, cientista italiano que defendeu as ideias de Dalton no início do século XIX, ajudando a estabelecer a concepção atomística da matéria.

Usa-se a unidade mol para expressar quantidades de quaisquer espécies químicas:

1 mol de átomos de carbono= 6,0x1023 átomos de carbono

1mol de moléculas de água= 6,0x1023 moléculas de água

A massa de 1 mol de átomos de carbono é 12g, ou seja, a massa molar do carbono é 12g/mol.

De modo semelhante, 6,0x1023 moléculas de água, ou seja, 1 mol de água, apresenta massa molar

18g/mol.

 

2.       Com base no texto acima, responda com as suas palavras as seguintes situações-problema:

 

1) Como podemos representar quantidades de frutas? E de grãos?

2) Quais grandezas podem ser consideradas?

3) Existe alguma grandeza para determinar quantidade de átomos?

4) Qual seria o padrão de medida?

5) Como é possível medir a massa de um átomo?

 

3.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

03 a 06/11 de 2020

 

ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA

SOCIEDADE ATUAL PG 38

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA

SOCIEDADE ATUAL

 

O processo de produção de ferro e cobre é feito na maior parte das vezes por grandes siderúrgicas que tem seu processo de produção em fornos de latas temperaturas, as cidades que recebem essas grandes siderúrgicas tem um crescimento social e econômico considerável, uma vez que surgem oportunidades de trabalho alavancando a economia local e trazendo novos aspectos tecnológicos para a produção e desenvolvimento dos metais.

O descarte desses materiais geralmente são feitos voltados a reciclagem dos mesmo, no Brasil existem dois segmentos para a reciclagem que é o reaproveitamento das latas de aço como as de refrigerante e o restante vão para as siderúrgicas como um todo.

 

 

4D – Faça uma pesquisa sobre a produção e descarte de ferro e cobre, considerando os aspectos geográficos, sociais, tecnológicos, econômicos e ambientais na produção, no uso e no descarte.

 

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA

SOCIEDADE ATUAL PG 38

 

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADE 4 – IMPORTÂNCIA DO FERRO E DO COBRE NA

SOCIEDADE ATUAL

4A – Registre suas ideias e hipóteses com relação às seguintes situações-problema:

1. Além do ferro e do cobre, quais outros metais podem ser obtidos no mundo? Quais são os

mais abundantes?

2. O Brasil é um bom produtor de ferro-gusa?

3. É viável para a indústria reciclar os metais?

4B – Pesquise informações que permitam preencher o quadro a seguir, no caderno do aluno.

2. Tire fotos e poste aqui ou envie por e-mail.

 

 

Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 3A

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

PÁGINA 34 - ATIVIDADE 3A –  BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÕES DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 34

ATIVIDADE 3A – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

 

ATENÇÃO: Tenha em mãos a “apostila” Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola vol. 3, pg. 34.

 

1.      ATIVIDADE 3 – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS 3A – Registre as suas ideias e hipóteses com relação às seguintes situações-problema:

2.       

 Link com a aula e a explicação: https://youtu.be/-Q1bLUfRauE

 

1. Como as transformações químicas podem ser representadas?

2. Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?

3. Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?

 

 

 

3.      Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

 

QUÌMICA PÀGINA 36

ATIVIDADE 3D – BALANCEAMENTO E INTERPRETAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

 

1.       Assista a vídeo aula do link abaixo, do centro de mídias de São Paulo.

ATENÇÃO: Tenha em mãos a “apostila” Caderno do Aluno São Paulo Faz Escola vol. 3, pg. 36.

 

2.       Acompanhe a vídeo aula e responda junto com a professora, o exercício proposto.

ATENÇÃO: Preste bem a atenção na explicação.  Esse conteúdo é muito importante e costuma ser cobrado em vestibulares, Enem e concursos públicos.

 

 

https://youtu.be/n_exKCx-vpE

 

 

 

 

3.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

 


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09


CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 31 e 32
ATIVIDADE 2A e 2B – PROCESSO DE FERRO-GUSA E COBRE

1.       Leia atentamente o texto a seguir:

FERRO-GUSA

ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.
produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Assim, a produção do ferro gusa depende da utilização de minérios de ferro, ou seja, minérios formados por óxidos de ferro, os quais não apresentam nenhuma utilização para a produção do aço, mas que são fundamentais para a extração do ferro.
Diversas são as formas de extrair o ferro dos minérios, as quais foram aperfeiçoadas ao longo da história, uma vez que a utilização de ligas formadas a partir de ferro data de antes de Cristo. Porém, a técnica mais   utilizada para a produção de ferro gusa é a redução em altos fornos, a qual será abordada neste texto.
Minérios para a produção do ferro gusa
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são:
Hematita (Fe2O3);
Magnetita (Fe3O4);
Limonita (Fe2O3.nH2O);
Carbonato de siderita (FeCO3).
Matéria-prima
Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
·         Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
·         Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
·         Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
·         Ar quente: cerca de 1800 Kg.
Etapas da produção do ferro gusa
1o Passo: Extração do minério de ferro;
2o Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);

3o Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). O gás oxigênio do ar reage com o carvão e produz o monóxido de carbono (CO), que é o agente redutor do processo de produção do ferro gusa;
C + O2 → CO(g)
4o Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;
5o Passo: Concomitantemente, ocorre a reação química entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro (como a hematita), formando o ferro metálico (Fe) fundido, isto é, o ferro gusa, além de elementos como carbono, enxofre, manganês, etc.
Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2

Obs.: Existem empresas siderúrgicas produtoras do ferro gusa que, ao produzi-lo, já produzem em seguida o aço a partir dele. Da mesma forma, existem ainda aquelas indústrias que produzem apenas o ferro gusa para servir de fonte de abastecimento para outras que trabalham com a produção e manufatura do aço.
Danos causados ao meio ambiente
produção do ferro gusa é extremamente importante econômica e industrialmente, porém, sua realização, principalmente em altos fornos, leva aos seguintes danos ambientais:
·         Intenso desmatamento para a produção de carvão;
·         Aumento da emissão de dióxido de carbono no ar atmosférico;
·         Emissão de óxidos de enxofre na atmosfera;
·         Emissão de poluentes orgânicos de potencial cancerígeno.
Entretanto, na contramão dos danos ambientes causados, várias empresas que realizam a produção do ferro gusa efetuam o plantio de árvores que serão utilizadas na produção do carvão. Essas árvores utilizam na fotossíntese parte do dióxido de carbono formado na produção do ferro gusa.

Por Me. Diogo Lopes Dias


1.2    Com base no texto acima, reveja as questões já propostas e resonda no caderno de Química. Se houverem dúvidas, registre no caderno também.

2.       Leia atentamente o texto a seguir:

COBRE

O cobre é um metal de coloração avermelhada dúctil e maleável. Foi um dos primeiros metais descobertos pelos seres humanos e é utilizado desde o período neolítico. Hoje, o cobre é muito utilizado na formação de ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o latão (cobre e zinco). Possui ponto de fusão de 1038ºC e ponto de ebulição de 2927ºC, seu número atômico é 29 e seu símbolo na tabela períodica é Cu, originado do latim “cuprum”.
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.

Posteriormente é submetido ao processo de ustulação onde é fundido e se constitui num produto líquido intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Após passar por um conversor, é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que ao passar pelo refino se molda, chegando ao ânodo com 99,5% de pureza. Após, por meio de eletrólise, constitui o cátodo, cuja pureza chega a 99,99%.
Os principais métodos de transforção do minério de cobre são:
1.     Fragmentação
Redução granulométrica
2.     Moagem
Feita através de moinhos de bolas, alimentados por correias transportadoras. Diminui ainda mais a granulação do material.
3.     Classificação
Separação das partículas por tamanho. Os equipamentos mais comuns são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
4.     Concentração
Separação dos materiais de interesse. A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores. Nesta fase ocorre o beneficiamento.
A mineração do cobre gera emissão de CO2 na atmosfera causando diversos impactos no meio ambiente. Além disso, efluentes e rejeitos provenientes da mineração contaminam lençóis   freáticos e solo.
O processo de eletrólise consome grandes quantidades de energia e a extração de minérios causa danos à paisagem e alteração nos ecossistemas locais. Em virtude disso, a reciclagem do cobre é altamente recomendada para conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.
O cobre pode oferecer diversos benefícios ao meio ambiente quando extraído corretamente e seguindo um ciclo de vida contínuo. Devido à sua longa vida útil, esse material tem um enorme potencial de reciclagem que deve ser aproveitado ao máximo.
Por Me. Diogo Lopes Dias
ATENÇÂO: A pesquisa solicitada a baixo, é apenas para os alunos que ainda não realizaram as atividades anteriores. Os que já fizeram não precisar fazer de novo.
2.1  Pesquise informações sobre o funcionamento de um alto forno para a produção de ferro e complete:
2.2  Matérias-primas utilizadas;
2.3  Processo de produção;
2.4  Reagentes e produtos obtidos;
2.5  Método de separação entre a escória (descartável) e o ferro-gusa;
2.6  Impacto ambiental;

3.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.

As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 32
ATIVIDADE 2A e 2B – PROCESSO DE FERRO-GUSA E COBRE

Os textos dão a sensação de que a atividade é muito extensa. Não precisa reescrever os textos no caderno de classe. Mas leiam com atenção. São poucas questões para responder, aí sim reescrevendo no caderno de classe, perguntas e respostas, com nome, número, série e data.

1.       Leia atentamente o texto a seguir:

FERRO-GUSA

ferro gusa é uma liga composta de ferro (cerca de 0,1%), carbono (de 3% a 6%), manganês (cerca de 0,5%), silício (de 1% a 4%) e enxofre (cerca de 0,1 %). Sua produção é realizada rotineiramente em altos fornos em formato de cuba, com cerca de 30 metros de altura.
produção do ferro gusa é uma atividade do setor siderúrgico de extrema importância econômica pelo fato de corresponder à grande parte do custo da produção do aço. A produção dessa liga ocorre por meio do processo de redução do ferro presente em minérios que contêm esse elemento.
Assim, a produção do ferro gusa depende da utilização de minérios de ferro, ou seja, minérios formados por óxidos de ferro, os quais não apresentam nenhuma utilização para a produção do aço, mas que são fundamentais para a extração do ferro.
Diversas são as formas de extrair o ferro dos minérios, as quais foram aperfeiçoadas ao longo da história, uma vez que a utilização de ligas formadas a partir de ferro data de antes de Cristo. Porém, a técnica mais utilizada para a produção de ferro gusa é a redução em altos fornos, a qual será abordada neste texto.
Minérios para a produção do ferro gusa
Os principais minérios de ferro utilizados na produção do ferro gusa são:
Hematita (Fe2O3);
Magnetita (Fe3O4);
Limonita (Fe2O3.nH2O);
Carbonato de siderita (FeCO3).
Matéria-prima
Para a produção do ferro gusa em alto forno, são necessárias as seguintes matérias-primas para cada tonelada de material produzido:
·         Minério de ferro: cerca de 1700 Kg;
·         Coque (um tipo de carvão): cerca de 500 Kg;
·         Óxido de cálcio (CaO) ou óxido de magnésio (MgO): cerca de 140 Kg;
·         Ar quente: cerca de 1800 Kg.
Etapas da produção do ferro gusa
1o Passo: Extração do minério de ferro;
2o Passo: Mistura do minério de ferro com o coque e óxido de cálcio (ou óxido de magnésio);

3o Passo: Injeção de ar preaquecido (em temperatura de aproximadamente 1200 oC). O gás oxigênio do ar reage com o carvão e produz o monóxido de carbono (CO), que é o agente redutor do processo de produção do ferro gusa;
C + O2 → CO(g)
4o Passo: O calor do ar quente e da combustão do carvão realizam a fusão do minério de ferro;
5o Passo: Concomitantemente, ocorre a reação química entre o monóxido de carbono e o óxido de ferro (como a hematita), formando o ferro metálico (Fe) fundido, isto é, o ferro gusa, além de elementos como carbono, enxofre, manganês, etc.
Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3CO2

Obs.: Existem empresas siderúrgicas produtoras do ferro gusa que, ao produzi-lo, já produzem em seguida o aço a partir dele. Da mesma forma, existem ainda aquelas indústrias que produzem apenas o ferro gusa para servir de fonte de abastecimento para outras que trabalham com a produção e manufatura do aço.
Danos causados ao meio ambiente
produção do ferro gusa é extremamente importante econômica e industrialmente, porém, sua realização, principalmente em altos fornos, leva aos seguintes danos ambientais:
·         Intenso desmatamento para a produção de carvão;
·         Aumento da emissão de dióxido de carbono no ar atmosférico;
·         Emissão de óxidos de enxofre na atmosfera;
·         Emissão de poluentes orgânicos de potencial cancerígeno.
Entretanto, na contramão dos danos ambientes causados, várias empresas que realizam a produção do ferro gusa efetuam o plantio de árvores que serão utilizadas na produção do carvão. Essas árvores utilizam na fotossíntese parte do dióxido de carbono formado na produção do ferro gusa.

Por Me. Diogo Lopes Dias


1.2    Com base no texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3    De onde é extraído o ferro?
1.4    Há muito tempo, utilizamos objetos metálicos. No entanto, você sabe como eles são produzidos e como é possível transformar um minério em metal?

2.       Leia atentamente o texto a seguir:

COBRE

O cobre é um metal de coloração avermelhada dúctil e maleável. Foi um dos primeiros metais   descobertos pelos seres humanos e é utilizado desde o período neolítico. Hoje, o cobre é muito utilizado na formação de ligas metálicas como o bronze (cobre e estanho) e o latão (cobre e zinco). Possui ponto de fusão de 1038ºC e ponto de ebulição de 2927ºC, seu número atômico é 29 e seu símbolo na tabela períodica é Cu, originado do latim “cuprum”.
O cobre encontrado na natureza está sob a forma de calcosita (Cu2S) que possui compostos de enxofre na sua composição e tem pureza variando em torno de 1 a 5%. São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.

Posteriormente é submetido ao processo de ustulação onde é fundido e se constitui num produto líquido intermediário chamado matte, com 60% de cobre. Após passar por um conversor, é transformado em cobre blister, com 98,5% de cobre, que ao passar pelo refino se molda, chegando ao ânodo com 99,5% de pureza. Após, por meio de eletrólise, constitui o cátodo, cuja pureza chega a 99,99%.
Os principais métodos de transforção do minério de cobre são:
1.    Fragmentação
Redução granulométrica
2.    Moagem
Feita através de moinhos de bolas, alimentados por correias transportadoras. Diminui ainda mais a granulação do material.
3.    Classificação
Separação das partículas por tamanho. Os equipamentos mais comuns são: peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.
4.    Concentração
Separação dos materiais de interesse. A principal técnica utilizada na indústria do cobre é a flotação, que permite a obtenção de concentrados com elevados teores. Nesta fase ocorre o beneficiamento.
A mineração do cobre gera emissão de CO2 na atmosfera causando diversos impactos no meio ambiente. Além disso, efluentes e rejeitos provenientes da mineração contaminam lençóis freáticos e solo.
O processo de eletrólise consome grandes quantidades de energia e a extração de minérios causa danos à paisagem e alteração nos ecossistemas locais. Em virtude disso, a reciclagem   do cobre é altamente recomendada para conservação de recursos naturais. O uso de cobre reciclado reduz a produção de gases causadores do efeito estufa.
O cobre pode oferecer diversos benefícios ao meio ambiente quando extraído corretamente e seguindo um ciclo de vida contínuo. Devido à sua longa vida útil, esse material tem um enorme potencial de reciclagem que deve ser aproveitado ao máximo.
Por Me. Diogo Lopes Dias
2.1  Pesquise informações sobre o funcionamento de um alto forno para a produção de ferro e complete:
2.2  Matérias-primas utilizadas;
2.3  Processo de produção;
2.4  Reagentes e produtos obtidos;
2.5  Método de separação entre a escória (descartável) e o ferro-gusa;
2.6  Impacto ambiental;

3.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1E – TABELA PERIÓDICA (CONTINUAÇÃO)


1.       Reescreva o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:

O Ferro auxilia no crescimento saudável e na capacidade de aprendizagem, porém, sua deficiência pode causar danos à saúde. Pesquise sobre sua importância para a saúde, principais fontes, problemas causados à saúde devido a falta ou excesso de ferro. Elabore um quadro para organizar essas informações em seu caderno. Para aprofundar, desenvolva uma campanha de conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada. Você pode fazer um “cartaz”, em uma folha de papel sulfite. Use a criatividade! O importante é levantar informações de qualidade para sua alimentação.

1.2    Com base no texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3    O que é Ferro? Como ele pode ser obtido?
1.4     Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?

2         Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.


As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO 3° BIMESTRE

QUÌMICA PÀGINA 31
ATIVIDADE 1 – TABELA PERIÓDICA


1.       Reescreva o texto a seguir em seu caderno de classe e faça a releitura com atenção:

As SUBSTÂNCIAS são materiais que possuem todas as propriedades bem definidas, determinadas e praticamente constantes.
Mas cada uma possui os valores das suas propriedades diferentes, pois não existem duas substâncias que tenham todas as propriedades exatamente iguais. Isso é importante porque elas podem ser usadas para identificar uma substância.
Os átomos são as menores partes constituintes da matéria, sendo que eles podem permanecer isolados, como ocorre, por exemplo, no caso do gás hélio, que é formado por átomos de hélio (He); mas eles também podem se ligar de várias maneiras, formando moléculas (no caso dos que se ligam covalentemente por compartilhamento de pares de elétrons) ou aglomerados iônicos (que se ligam por ligação iônica, em que um doa definitivamente elétrons para o outro e formam-se íons que se atraem).
Assim, as substâncias podem ser formadas por átomos, moléculas ou aglomerados iônicos.
As substâncias podem ser classificadas de acordo com o agrupamento de átomos que as formam. Se os átomos que se unem para formar a substância forem do mesmo elemento químico, temos então uma substância simples. Alguns exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He). 
Por outro lado, se as substâncias forem formadas por átomos de dois ou mais elementos diferentes, como é o caso da água, do etanol e do cloreto de sódio, então serão classificadas como uma substância composta.
Na natureza não é muito comum encontrarmos as substâncias de forma isolada, pura. Geralmente, elas são encontradas misturadas com outras substâncias. Por exemplo, a água mineral que tomamos contém várias substâncias dissolvidas, e não somente moléculas de H2O; por isso, ela é uma mistura, e não uma substância.

1.2    Com base no texto acima, responda registrando em seu caderno de classe:
1.3    O que são substâncias? Como elas são formadas?

2.       Assista o vídeo aula abaixo e em seguida registre em seu caderno de classe suas hipóteses e considerações:
Observação: (Caso não seja possível ver o vídeo, realize uma pesquisa para responder).
Link do vídeo aula: https://youtu.be/yv5168bi1X4

2.1    Para a Química, o que representa a tabela periódica? Existe alguma organização nela?

2.2    Registre as ideias principais dos agrupamentos.

2.3    Quais elementos químicos fazem parte do seu dia dia?

3.       Qual a importância do ferro para o nosso cotidiano?

4.       Tire foto(s) do que realizou e poste no Classroom ou envie por e-mail.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 36 - ATIVIDADE 1.A
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo

CADERNO DO ALUNO

QUÌMICA PÀGINA 36
ATIVIDADE 1.A
E REVISÃO DAS ATIVIDADES DE 29/05 a 27/07

Alunos, devido a confusão gerada pelo desencontro de materiais utilizados para as nossas aulas de Química, venho propor que nossa última atividade, seja revista por cada um de vocês, para que possamos sanar qualquer eventuais dúvidas sobre este conteúdo, dado o pouco tempo que tivemos para explorar essa situação de aprendizagem, específicamente. Esta atividade, poderá ser entregue até dia 31 de julho, sexta-feira.
Peço que cada aluno, verifique as nossas atividades do 2° bimestre no Google Classroon e no blog da escola, e perceba se há alguma que eventualmente não tenha sido realizada por vocês. Caso haja, solicito que realize, conforme aviso postado no grupo de whatsapp, para que não fique nenhuma atividade sem fazer. Entregar até quarta, 29 de julho, a(s) que estiverem em atraso, para que possam ser consideradas no fechamento de notas do bimestre que estamos encerrando esta semana.
Embora as atividades postadas ao longo desse bimestre, não estivessem em consonância com o caderno do aluno, todas elas partiram das habilidades essenciais, propostas pela secretaria da educação. Por isso, reforço que é imprescindível que todos os alunos revisitem as nossas atividades, a partir de 29/05, para colocar em dia o que possa estar atrasado e revejam os conteúdos em vista das habilidades propostas para que não haja defasagem.

Conforme já é costume, estou a disposição de vocês no grupo de Química do whatsapp, no e-mail e no Classroon. 

1.       Leia atentamente os textos.


Texto 1

Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases.
Ao nosso redor existem várias substâncias que são ou  podem ser usadas como combustível. Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar. Esta é a reação que ocorre nas câmaras de combustão dos veículos automobilísticos. O combustível é caracterizado por ser qualquer substância que, ao reagir com o oxigênio, produz calor, gases ou chamas. A energia liberada durante esse processo é de fundamental importância para as atividades humanas e, principalmente, para a produção industrial, pois grande parte das máquinas funciona a partir de energia combustível.
Várias substâncias podem ser utilizadas na fabricação de combustível, sendo os de origem fóssil os mais populares (petróleo, carvão e gás natural). Porém, a necessidade de desenvolver alternativas que possam substituir, gradativamente, os combustíveis de origem fóssil, impulsionou as pesquisas para a obtenção de biocombustível. A cana-de-açúcar, os resíduos agropecuários, o dendê, plantas oleaginosas e a biomassa florestal são as principais matérias-primas na produção do biocombustível, que é um dos menos agressivos ao meio ambiente, pois a emissão de gases poluentes é praticamente nula.
Texto 2
Sabemos que a alimentação está diretamente ligada à obtenção de energia pelo nosso corpo, para nos manter aquecidos, nos fazer crescer, pensar, movimentar e as demais funções que exercemos todos os dias. Mas algo que nem todos sabem é o que o nosso corpo faz para transformar os alimentos em energia. Os itens da nossa alimentação são compostos por macronutrientes que são de grande importância para o organismo. São os carboidratos, as proteínas e os lipídeos — as famosas gorduras. Porém, para serem absorvidas pelo organismo, essas estruturas precisam ser quebradas em partes menores — ou seja, elas precisam ser fragmentadas em micronutrientes. Esse processo se dá por meio da digestão.
2.     Com base nos dois textos, pesquise:
2.1  Tipos de combustíveis; Tipos de energia;
2.2  O que é combustão? E o que é energia?
2.3  Como é gerada a energia a partir da combustão?
3.     Escreva as seguintes questões no caderno de classe e responda:
1.     O que são combustíveis? Você conhece algum? Para que são usados?
2.     Você sabe como é obtida a energia que faz o nosso corpo funcionar?
3.     Os combustíveis produzem a mesma quantidade de energia?
4.     Que aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível?
5.     É melhor abastecer com álcool ou gasolina? Utilizar fogão a gás ou a lenha?
6.     O que é combustão? O que é necessário para que ela ocorra? Como combatê-la em caso de incêndio?
7.     Por que alguns carros antigos, movidos a álcool, têm dificuldades de funcionar em dias muito frios?
4.     Tire foto(s) da atividade que você realizou e poste no Google Classroon ou envie por e-mail.






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

10/07/2020

Interação via mensagens de e-mail, para sanar eventuais dúvidas decorrentes das atividades.
As atividades deverão ser entregues pelo classroom e pelo e-mail: michelsaura@prof.educacao.sp.gov.br

ATIVIDADES


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
RESPONDER O LINK – 1ºB

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 1 e 2 do caderno do aluno vol. 1


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 3 do caderno do aluno vol. 1


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05



ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno vol. 1



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

ATIVIDADES
Atividade da situação de aprendizagem 1 do caderno do aluno vol. 1



Atividade 1: Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo

1.       Realize uma pesquisa para responder os itens abaixo:
a)      Qual é a matéria-prima utilizada para a produção de etanol? 
b)      Como o etanol é obtido?
c)       Qual o nome do processo?
d)      É possível produzir etanol utilizando diferentes matérias-primas?
e)      Qual a importância da produção de etanol para o Brasil?
f)        O Brasil é um bom produtor de etanol? Por quê?
g)      Quais vantagens o Brasil tem em relação aos outros países sobre o custo de produção de etanol?

2.       A siderurgia é o ramo da indústria que visa à obtenção de ferro a partir de minérios de ferro. Um desses minérios, denominado hematita, contém a substância óxido de ferro. Nas indústrias siderúrgicas, além do minério, também é empregado carvão, que é constituído da substância carbono. Duas reações químicas que ocorrem nos fornos siderúrgicos podem ser representadas pelas equações químicas a seguir:
Carbono + oxigênio à monóxido de carbono
Óxido ferroso + monóxido de carbono à ferro + dióxido de carbono
a)      Explique o significado  dos sinais de mais (+) que aparecem nessas equações.
b)      Esclareça o que a seta ( à ) indica nessas equações.
c)       Expresse, com palavras, o que cada uma das equações químicas representa.
d)      Quais são os reagentes de cada uma das duas reações químicas?
e)      Quais são os produtos dessas duas reações químicas?

3.       Qual a diferença entre uma transformação química e um transformação física? Dê exemplos.

4.  Pesquise algumas evidências que estão, de modo geral, associadas à ocorrência de transformações químicas.

5.       Classifique os fenômenos abaixo como transformação química ou transformação física.
a)      Amassar um papel.
b)      Fotossíntese realizada pelas plantas;
c)       Quebrar um copo de vidro;
d)      Ferver a água;
e)      Dissolução do açúcar em água;
f)        Alimento decompondo-se no lixo;
g)      Congelamento da água;
h)      Queima do carvão;
i)        Produção de queijo a partir do leite;
j)        Transformação de tecido em roupas;
k)      Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
l)        Aquecer uma panela de alumínio;
m)    Queima de papel;
n)      Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
o)      Azedamento do leite;
p)      Corte de um bolo;
q)      Digestão de alimentos;
r)       Enferrujamento de uma palha de aço;
s)       Amassar uma latinha de alumínio.


6.       Faça uma pesquisa sobre os fenômenos abaixo e complete a tabela abaixo:




Atividade 2: Realizar cálculos e estimativas e interpretar dados de solubilidade, densidade, temperatura de fusão e de ebulição para identificar e diferenciar substâncias em misturas

1.       Realize algumas simulações em “Vamos descobrir se a sua joia é verdadeira?”
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_joias.htm . Acesso em: 06 jan. 2020. Para reconhecer o tipo de metal usado na confecção de uma joia adquirida na joalheria.  Para isso, deve-se calcular a densidade, com massas diferentes, de acordo com as seguintes instruções:
● No simulador, selecione a opção de metal, considere 4 amostras de massas diferentes e indicadas na tabela 2.2;
● Observe o volume deslocado e anote o valor;
● Calcule as respectivas densidades e registre o valor na tabela 2.2.




2.       Compare o valor da densidade do objeto desconhecido com o valor da densidade dos metais apresentados na tabela 2.3 e descubra o metal em questão.



3. A tabela 2.6 apresenta as temperaturas de fusão e de ebulição de algumas substâncias à pressão de 1 atm



Faça a análise desses dados e preencha o quadro abaixo com os estados físicos (sólido, líquido ou gasoso) das substâncias listadas nas temperaturas de 10°C, 50°C e 80°C


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