terça-feira, 15 de dezembro de 2020

SOCIOLOGIA

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 17/12/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

 

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

 

AVISO IMPORTANTE:

Segue a relação com o número dos alunos que deverão realizar essa atividade de recuperação: 03, 06, 08, 09, 10, 12, 13, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35 e 36.

Os demais alunos que também realizarem essa atividade, ganharão pontuação extra na média final.

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

O Multiculturalismo

O conceito de multiculturalismo surge nas sociedades contemporâneas como um meio de combater, por um lado, a ideia de homogeneidade cultural fundamentada na visão da superioridade dos povos colonizadores europeus e, por outro lado, as desigualdades sociais e as diversas formas de racismo, de preconceito e de discriminação social. A ideia de homogeneidade cultural afirma que a cultura, o modo de vida e a visão de mundo dos europeus são universais e únicos, sobrepondo-se aos demais povos. Disseminada mundialmente, essa concepção tem papel central no desenvolvimento da xenofobia, fenômeno que na atualidade, afeta principalmente a Europa.

O conceito de Multiculturalismo não é único nem homogêneo; varia conforme o contexto sócio-histórico e compreende diferentes pontos de vista. Segundo alguns sociólogos, o termo multiculturalismo designa o fato de determinadas sociedades serem formadas por culturas distintas. Para outros, esse conceito descreve uma política que visa a coexistência pacífica entre grupos étnica e culturalmente diferentes. Há ainda quem considere o multiculturalismo um movimento teórico e político em defesa da pluralidade e da diversidade cultural que reivindica o reconhecimento e a valorização da cultura das chamadas minorias.

 

Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:

01 – À partir da leitura do texto acima, produza uma pesquisa na internet e responda o significado do termo xenofobia.

02 – Conforme o conteúdo estudado, responda oque é Multiculturalismo.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 11/12/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

 

ATIVIDADES

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

Existe uma Identidade Cultural Brasileira?

Agora, vamos conversar um pouco sobre a ideia de identidade cultural no Brasil. Você acha que, diante de tudo que levantamos até agora, poderíamos falar da existência de uma determinada “identidade brasileira”?

Poderíamos dizer que sim, até determinado ponto, se considerarmos uma série de características culturais que se fazem presentes nas manifestações da maioria da população, como por exemplo, nas suas tradições religiosas ou nas suas opções esportivas (como é o caso do futebol). Deve-se perceber, porém, que, assim como em outros países, essas tradições são todas elas construídas ou inventadas, em um determinado momento da nossa História.

 

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:

O texto acima nos informa alguns elementos que podem fazer parte da chamada identidade cultural brasileira. Ele demonstra que as chamadas características culturais estruturam essa identidade e dá o exemplo das tradições religiosas e do futebol, presentes na cultura brasileira.

À partir da leitura do texto e de pesquisa na internet, produza um texto com no mínimo 10 linhas explicando quais são as possíveis CARACTERÍSTICAS CULTURAIS QUE FORMAM A IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 04/12/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva

 

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

A Relação Intercultural

 

A Relação Intercultural significa a valorização, a interação e a comunicação recíprocas entre os diferentes sujeitos e grupos culturais. A interculturalidade é a ideia que tem por base o reconhecimento do direito à diferença e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social. É tentar promover relações de diálogo e relações igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a culturas diferentes, sem perder de vista a crítica às relações desiguais de poder entre grupos e pessoas.

A interculturalidade pode ser entendida também como um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e aprendizagem entre culturas em condições de respeito, legitimidade mútua, simetria e igualdade entre as culturas. Um intercâmbio que se constrói entre pessoas, conhecimentos, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferença.

 

 

Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

01 – Explique conforme o texto estudado, oque é interculturalidade.

02 – A interculturalidade favorece o diálogo entre diferentes grupos e culturas? Justifique sua resposta.

 

 

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 27/11/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

 

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

As Desigualdades e as Diferenças Sociais

 

Nesse texto, vamos aprender a diferenciação entre os conceitos de Desigualdade Social e de Diferença Social. Vamos às definições:

As desigualdades sociais são definidas a partir das condições sociais e econômicas de determinados grupos. Isto é, há grupos que possuem mais riquezas do que outros e maior acesso a determinados serviços, gerando uma sociedade desigual, na qual poucos possuem muitas riquezas e bens materiais e muitos pouca ou nenhuma riqueza material.

A diferença social ou cultural, por outro lado, significa que os indivíduos ou grupos são apenas diferentes e não superiores ou inferiores. O indivíduo originário do continente africano é diferente do chinês ou europeu; a mulher é diferente do homem; o heterossexual é diferente do homossexual; o adepto do candomblé cultua uma religião diferente da do evangélico; as pessoas com deficiência são diferentes daqueles que não possuem necessidades educacionais especiais e assim por diante. Essas características dos seres humanos não significam superioridade ou inferioridade de uns sobre os outros.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

 

01 – Podemos entender que a desigualdade social é definida através das condições sociais e econômicas? Justifique sua resposta.

02 – O conceito de diferença social é fundamentado nas condições econômicas das pessoas? Em caso negativo, justifique sua resposta.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 13/11/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva

 

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

O Significado de Etnocentrismo

 

Etimologicamente, “etno” deriva do grego “ethnos” e se refere à etnia, raça, povo, clã. Assim, etnocentrismo significa considerar sua etnia como o centro ou o eixo de tudo, a base que serve de referência ou o ponto de vista de onde se deve olhar e avaliar o mundo ao seu redor. Estendendo essa definição, podemos entender o etnocentrismo como uma tendência a considerar apenas os valores da própria cultura ao analisar as demais.

Isto significa dizer que as visões de um determinado grupo (política, econômica e socialmente dominante em uma dada sociedade) são consideradas como o centro e referência de tudo. Tudo (inclusive outros grupos e indivíduos) é pensado e sentido através dos valores, modelos e definições segundo a visão do grupo dominante, que seria a própria “representação” da existência humana.

 

Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

01- Conforme o texto estudado, explique oque é etnocentrismo.

02- Você acredita que uma visão etnocêntrica da realidade pode produzir formas de desigualdade social? Justifique sua resposta.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

O Significado de Estratificação Social

 

Na Sociologia, a divisão da sociedade em classes é chamada de estratificação social. Mas afinal de contas, qual é o significado desse conceito? Vamos à sua definição: estratificação social é o modo como as diversas sociedades estão organizadas em “estratos” ou “camadas sociais”.

Em outras palavras, a forma como os indivíduos estão localizados numa determinada posição em uma sociedade, ou ainda os elementos de pertencimento a um dado “grupo social”. Esses elementos podem se basear em critérios econômicos, políticos, sociais e culturais.

Para diversos sociólogos, existiriam diferenças marcantes entre os “sistemas de classes” modernos, como entende Karl Marx (importante teórico dentro da Sociologia), e por exemplo, os “sistemas de castas”, encontrados em sociedades organizadas sob outra forma.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:

Os alunos à partir da leitura do texto base e de pesquisa na internet, deverão produzir um texto com no mínimo 10 linhas explicando oque entenderam por ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL.

 

PRAZO DE ENTREGA

 

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 06/11/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão assistir o mini documentário intitulado “ILHA DAS FLORES”, conforme o link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=cvpjgAZd63w

 

Após assistirem o vídeo acima, deverão à partir do conteúdo do mesmo, produzir um TEXTO COM NO MÍNIMO 10 LINHAS EXPLICANDO QUAIS OS PROVÁVEIS MOTIVOS PARA A EXISTÊNCIA DA DESIGUALDADE SOCIAL E DAS CLASSES SOCIAIS.

 

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 29/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

Cidadania e Classe Social

 

A cidadania é um status concedido àqueles que são membros integrais de uma comunidade. Todos aqueles que possuem esse status são iguais com respeito aos direitos e obrigações pertinentes aquele status. Não há nenhum princípio universal que determine oque estes direitos e obrigações serão, mas as sociedades nas quais a cidadania é uma instituição em desenvolvimento criam uma imagem de uma cidadania ideal em relação à qual o sucesso dos indivíduos pode ser medido e em relação à qual a aspiração pode ser dirigida.

O conceito de classe social, por outro lado, é um sistema de desigualdade. E este conceito, como o de cidadania, pode estar baseado num conjunto de ideais, crenças e valores. É, portanto, compreensível que se espere que o impacto do conceito de cidadania sobre o de classe social tomasse a forma de um conflito entre princípios opostos.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:

 

01) Conforme o texto, a cidadania pode ser considerada um princípio que tem como ideal estabelecer a igualdade entre os indivíduos? Em caso positivo, fundamente (explique de acordo com o texto) sua resposta.

02) Realize uma pesquisa na internet sobre o significado do termo conjunto de ideais, crenças e valores. Logo em seguida, explique o significado desse termo.

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 23/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

Ideologia e Cultura

 

Muitas manifestações culturais são expressões de ideologia, um conceito importante e polêmico. Ele expressa um fenômeno que ocorre no plano das ideias e pensamentos sobre a realidade material.

A palavra ideologia tem muitos sentidos e foi criada, em 1801, pelo filósofo francês Destutt de Tracy (1754-1836), que a empregou como ciência das ideias (fatos da consciência). Ideologia também pode designar uma doutrina, um conjunto de ideias que influencia grupos sociais, legitimando formas de ação: doutrinas econômicas, políticas, filosóficas, etc.

Em meados do século XIX, Marx e Engels (teóricos importantes dentro da Sociologia) deram ao termo ideologia, sua concepção política. Presente no cotidiano, a ideologia justifica as posições que assumimos e nos dá sua visão das relações sociais. Ela se manifesta nas representações sociais, em palavras, sentimentos e condutas que se cristalizam nas crenças, nas religiões, na filosofia, no direito, na política, etc.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

 

01 – Conforme o texto estudado, o termo ideologia foi criado em qual época e por qual autor?

02 – Qual é a definição de ideologia que o presente texto nos apresenta?

 

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 15/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

ATIVIDADES

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

Comunidade e Sociedade

 

O sociólogo Ferdinand Tonnies foi o primeiro a empregar o termo comunidade, contrapondo-o ao conceito de sociedade, dentro da tradição sociológica de classificar os fenômenos sociais.

Segundo Tonnies, comunidade refere-se a uma coletividade na qual é alto o grau de coesão com base em valores, interesses, normas e costumes partilhados pelos indivíduos e grupos que a integram. Em termos físico-territoriais, comunidade corresponde a um agrupamento cujos laços de vizinhança, consanguinidade e étnicos criam condições de afinidade entre os membros.

Por ser um representante da Sociologia clássica, Tonnies conceitua sociedade contrapondo-a ao conceito de comunidade. Assim, ele classifica sociedade como um fenômeno em que há relações contratuais, regidas por interesses econômicos, culturais, políticos, tomando por modelo a sociedade industrial, da qual as fábricas, as organizações e o Estado moderno são as principais expressões.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

01- Explique, conforme o texto estudado, qual o significado do conceito de sociedade.

02 – De acordo com a definição presente no texto, defina oque é comunidade.

 

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 02/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

                ATIVIDADES

Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

 

As Dinâmicas Culturais

 

Ao observarmos nosso país, podemos nos perguntar: de onde vêm nosso modo de vida, nossos hábitos, os objetos do dia a dia? Por que o Brasil se apresenta tão diverso regionalmente?

A ocupação das terras pelos colonizadores, o uso de mão de obra africana e indígena e a vinda de imigrantes a partir do século XIX trouxeram contribuições que fizeram a diversidade cultural do país. Com os imigrantes europeus e asiáticos, entre outros, vieram costumes, tradições, manifestações artísticas, culinárias, crenças e ritos religiosos de suas culturas de origem, além de conhecimentos próprios de suas ocupações profissionais, como agricultores, marceneiros, comerciantes, artesãos, artistas, construtores, operários que eram.

Muitos desses imigrantes também contribuíram com a própria organização dos trabalhadores e de seus movimentos associativos, quando o Brasil, antes um país de base econômica predominantemente rural, transitava para uma economia urbano-industrial.

 

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:

 

01 – Explique como a cultura dos imigrantes influenciou a formação da nossa cultura brasileira.

02 – A cultura dos imigrantes ajudou na criação da chamada economia urbano-industrial no Brasil? Justifique sua resposta.

 

PRAZO DE ENTREGA

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 25/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

 

 

 



ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

A Diversidade Cultural na Sociedade Brasileira

O Brasil é uma nação pluriétnica e multicultural, composta por diversas formas de organização social em diferentes grupos. Podemos observar essa diversidade e suas variações, por exemplo, entre os proprietários de terras, os dirigentes e os representantes políticos, os moradores das favelas nas grandes cidades, a população jovem que cursa o Ensino Médio em escolas públicas. Neste país com indivíduos tão diferentes entre si (pela cor da pele, pela classe social a que se integram, pela região onde moram, pela geração a que pertencem, etc.) existem um racismo difuso e uma discriminação velada, porém efetivos.
Esses sentimentos perpassam as relações sociais, seja no trabalho, seja na escola, e se expressam na intolerância cotidiana e na não aceitação da diferença, seja ela cor de pele, de comportamento, de costumes ou de aparência.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos mostra que o Brasil é um país multicultural, composto por diversos grupos sociais diferentes, levando em conta a renda, a cultura, a cor da pele dos indivíduos que formam esses grupos, entre outros elementos. Com base no texto acima e também através de pesquisa na internet, PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO 10 LINHAS, EXPLICANDO COMO AS DIFERENÇAS SOCIAIS PRODUZEM O RACISMO NO BRASIL.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

Nós e os outros – A Diversidade Cultural

A diversidade cultural diz respeito às distintas maneiras segundo as quais sociedades e grupos sociais se organizam e se relacionam entre si e com a natureza. Vivências em outras sociedades, leituras variadas, viagens, filmes retratando diferentes costumes podem se constituir em instrumentos que nos permitem refletir sobre o quanto somos diferentes ou iguais em relação a outros povos e culturas. Constatada a coexistência e a convivência de diferentes culturas, cabe à Sociologia não apenas estudá-las e compará-las de maneira a evidenciar as diferenças nos modos de vida, mas favorecer a reflexão sobre a própria sociedade, seus valores e costumes.
Tantas são as culturas quantos são os povos, os grupos sociais e as etnias existentes. Para além da diversidade de culturas, porém, as relações entre as diferentes culturas são marcadas pela desigualdade. Os interesses e as visões de mundo são distintos, gerando tensões no âmbito das sociedades e certa hierarquização entre povos e nações decorrentes de disputas de fundo político e econômico. Essa diferenciação social está explicitada muitas vezes, na busca por emprego, nos diferentes locais de moradia, na necessidade de povos se deslocarem ou se abrigaram em acampamentos. Esses são apenas exemplos de conflitos de interesses que podem implicar a luta por um espaço físico e cultural com os quais os grupos sociais se identificam culturalmente.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – As diferenças entre as culturas e as etnias podem levar à criação de desigualdade entre os povos? Justifique sua resposta.
02 – Defina o significado de diversidade cultural, conforme o texto estudado.

PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 11/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

O Relativismo Cultural

Para evitar visões distorcidas e etnocêntricas sobre o “outro” (aquele que possui uma cultura diferente da nossa), a Antropologia propõe uma análise sobre aquele que é diferente de nós fundada no chamado relativismo cultural. Relativizar culturalmente significa que ao falarmos sobre outros povos e grupos, precisamos antes nos indagar: como concebemos a sociedade da qual fazemos parte? Podemos definir outros povos e culturas como primitivos, civilizados ou não? Quais parâmetros seriam utilizados para tal definição? Até que ponto uma classificação desse tipo seria adequada?
Cabe refletir e entender que outras sociedades ou grupos sociais têm concepções e valores diferentes dos nossos acerca da vida e do mundo, por exemplo – nem melhores, nem piores. Isto pode ser explicado por inúmeros fatores inter-relacionados, fruto das diferentes experiências e de uma complexa teia de relações sociais, criadas historicamente no âmbito de cada cultura.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
Com base no texto acima, que nos demonstra o significado de relativismo cultural e também através de pesquisa na internet, produza um texto com no mínimo 10 linhas, explicando o que significa RELATIVISMO CULTURAL, na visão da Sociologia.

PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 04/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

Cultura e Civilização

Em seu livro O Processo Civilizador, o sociólogo Norbert Elias defende que, mais do que pela “natureza humana”, o ser humano se define por meio da relação com o outro – ou seja, ele se faz humano e se torna membro da humanidade. Incompleto e dependente, até no aspecto biológico, ao nascer, o ser humano se humaniza porque necessita da família e das relações sociais do seu grupo para se constituir. Ele depende, portanto, de seu contexto cultural e social.
Nesse sentido, é a cultura de uma sociedade que define os parâmetros do bem e do mal, do justo e do injusto, do licito e do ilícito. Envolto nessa relação com sua cultura, o indivíduo pode se adaptar, se sujeitar ou se rebelar. Ainda segundo Elias (sociólogo citado acima), os ocidentais, por exemplo, nem sempre se comportaram da maneira como fazem hoje: alguns atributos que consideramos típicos do sujeito “civilizado” resultaram de lentas transformações por meio das quais suas condutas, comportamentos e costumes foram sendo criados socialmente.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos mostra a definição de cultura na visão do sociólogo Norbert Elias e a influência da cultura na definição do comportamento dos indivíduos no Ocidente. À partir desse conteúdo, realize uma pesquisa na internet e produza um texto com no mínimo 10 linhas explicando o significado de CULTURA para o citado sociólogo Norbert Elias.

As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 21/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
 PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 14/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

A Cultura e Nosso Cotidiano
O termo cultura foi aplicado em português por bastante tempo como sinônimo de erudição (grande quantidade de conhecimento), mas não existe diferença em termos de importância entre a chamada “alta cultura” e as expressões culturais populares, pois ambas são criadas e cultivadas pela participação efetiva do ser humano na sociedade. Foi pensando dessa forma que o antropólogo britânico Edward Tylor (1832-1917) concebeu cultura como a totalidade de conhecimento, crença e expressão emocional, à qual se somam as regras estabelecidas, os hábitos, comportamentos e habilidades adquiridas no convívio dos membros de uma sociedade.
Os nossos gostos, por exemplo, não são definidos antes do nascimento; ao contrário, nossos gostos resultam das relações que estabelecemos com os outros indivíduos e com o meio social em que vivemos. Eles são construídos no contínuo processo de interação social, o qual se dá pela comunicação e pela ação recíproca entre os indivíduos e os grupos sociais.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – De acordo com o texto, como são formados nossos gostos pessoais?
02 – Qual é a definição de cultura criada pelo antropólogo britânico Edward Tylor?

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 07/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

Oque é Cultura?

Geralmente, quando falamos em cultura, a primeira ideia que nos vêm à mente é algo relacionado ao teatro, à música, à Literatura, à pintura e a outras áreas das artes. Mas também são considerados como elementos culturais de grande relevância as festas tradicionais, as lendas, o folclore e os costumes de um povo. Seu significado abrange ainda os meios de comunicação de massa, como a televisão, o rádio, a mídia impressa (jornais), a internet, etc. Cultura, portanto, não se resume às manifestações artísticas, às tradições, aos hábitos de um povo. Na Sociologia e na Antropologia, o conceito de cultura também está relacionado aos conhecimentos, às ideias e às crenças de uma sociedade ou das diversas sociedades.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão produzir a seguinte atividade:
Com base no texto estudado, os alunos deverão produzir um texto com no mínimo 10 linhas, explicando o significado de Cultura segundo a Sociologia.
Poderão utilizar também conteúdos trabalhados nos bimestres anteriores.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS – 27/07 À 31/07/2020

- Nessa semana, os alunos que não realizaram as atividades relativas ao período de 01/06 à 24/07/2020, devem colocá-las em dia, enviando-as para correção e devolutiva pelo professor. Essas atividades que faltam devem ser enviadas até o dia 29/07/2020 para o devido registro pelo professor, para fechamento de notas do 2. Bimestre.
- Para os alunos que desenvolveram as atividades propostas e ainda tenham dúvidas em relação à alguma atividade, terão o direito de refazer essa atividade para que haja o devido registro pelo professor

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07

PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 24/07/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

A Família Patriarcal no Brasil

O grupo familiar é dinâmico e tanto sofre influências do contexto social em que se insere quanto contribui para promover ou apoiar mudanças no meio. Dessa forma, entende-se por que a família nem sempre foi como a vivemos hoje. Hoje, ela divide a função de socialização e de transmissão de valores e comportamentos com a escola, os meios de comunicação, as redes sociais e outras instâncias sociais. No período do Brasil colonial e imperial, por exemplo, a situação era diferente.
No Brasil houve um tipo de dominação entre colonizadores e indígenas em que a união entre homens portugueses e mulheres indígenas significou a multiplicação de filhos fora do casamento. A exploração sexual e do trabalho das mulheres negras pelos colonizadores também foi uma relação desigual que resultou em inúmeras relações interétnicas. Os grupos de elite entre colonizadores portugueses importaram para o Brasil oque chamamos de família patriarcal, um modelo em que a autoridade é do patriarca e passa apenas a seus filhos homens.

Após a leitura do texto, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos demonstra o que é a família como instituição social e também que no Brasil se instalou a chamada família patriarcal, onde o homem tornou-se a figura central na questão da dominação política.
À partir desse conteúdo, produza um texto com no mínimo 10 linhas, explicando o significado da instituição patriarcado. Para produzir esse texto, os alunos poderão realizar pesquisa na internet ou em livros.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 17/07/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

A Família como Instituição Social

As mudanças na família (seu tamanho, seus valores e os papeis sociais desempenhados por cada indivíduo que a compõe) nos remetem a outros aspectos da sociedade, como os novos hábitos e estilos de vida, a acelerada urbanização, as mudanças no mercado de trabalho, a melhoria nos níveis de escolarização, entre outros. Com essas questões em mente, podemos analisar de forma mais adequada a instituição família, compreendendo as transformações pelas quais passou nos últimos tempos.
Uma prática social repetida e aceita por indivíduos e grupos se torna um padrão de comportamento, ao menos durante certo período; assim acontece com os grupos familiares em diversas culturas. Ainda que a família esteja em contínuo processo de mudanças, ela não é uma organização simples, nem tende a desaparecer facilmente.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
Os alunos deverão produzir um texto com no mínimo 10 linhas, relacionando o tema família com a definição de padrões de comportamento pelos indivíduos. Ou seja, deverão explicar qual é a influência da instituição social família na formação do comportamento das pessoas na sociedade. Deverão fundamentar-se em conceitos já trabalhados na disciplina de Sociologia nesse bimestre, tais como Socialização e Prática dos Papeis Sociais.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 10/07/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.

ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do Caderno do Aluno, volume 02, 2. Bimestre, presente na página 96:

A Sociedade e suas Mudanças

A rotina faz com que percorramos os mesmos caminhos todos os dias. Talvez porque facilitam nossas vidas, pelo costume, maior segurança, entre outros motivos. Temos a tendência em ao repetirmos muito uma determinada ação (como no caso de sempre fazer o mesmo trajeto de casa para a escola), não prestarmos tanta atenção aos detalhes que nos parecem corriqueiros.
Assim, algumas “novidades” acabam passando sem serem notadas. Quando mudamos o trajeto ou ficamos um período sem passar pelo mesmo lugar, ao retomarmos a rotina de antes, geralmente somos surpreendidos com algumas novidades. Seja um novo prédio que está sendo construído onde antes o terreno abrigava um comércio; seja por uma casa recentemente pintada de outra cor que não a de antes; uma nova placa de trânsito ou obra, entre outros. Muitos são os exemplos que podemos considerar quando o assunto é mudança. Não temos dúvidas de que os seres humanos são seres sociais, que interagem entre si.
Sabemos a forma como se manifestam e expressam o papel social que desempenham no grupo em que estão inseridos. Contudo, é preciso desnaturalizar o motivo pelo qual vivem em sociedade, já que não se trata exclusivamente de sobrevivência. A construção da identidade dos indivíduos depende de uma série de articulações com o meio social.

Após a leitura do texto acima, retomando a temática da relação entre a SOCIALIZAÇÃO E AS PRÁTICAS DOS INDIVÍDUOS, deverão responder as seguintes questões:

À partir da reflexão acima, aponte em seu caderno algumas mudanças sociais que percebeu nos últimos anos e que considera determinantes para a forma como as pessoas vivem atualmente.
Essas alterações na sociedade foram profundas ou lhe parece que pouca coisa mudou?
E quanto a si mesmo, as mudanças e alterações na vida cotidiana impactaram sua forma de ser, agir, pensar e se manifestar socialmente?
Podemos considerar essas mudanças significativas, como um desdobramento natural no desenvolvimento humano que aconteceria independentemente de fatores sociais?

ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do Caderno do aluno, volume 02, 2. Bimestre, presente na página 95:

A CULTURA E OS PAPEIS SOCIAIS

Você vive em uma sociedade e interage com outras pessoas, conhecidas e desconhecidas. Nós, seres humanos, lançamos mão de estratégias que garantem nossa coexistência dentro do contexto social.
Desempenhamos vários papéis na sociedade; isso significa que cada indivíduo pode se apresentar aos grupos de que participa de diversas formas. O papel social é o que podemos considerar uma espécie de “representação”, que se manifesta conforme a necessidade. A adequação ao uso ou manifestação desses papéis é aprendida por nós   por  meio da  forma  como
somos ensinados a lidar com as mais variadas situações cotidianas.
Esta é uma questão que podemos refletir: como você encara seus comportamentos nos múltiplos contextos sociais? Pense em suas atitudes quando está, por exemplo, em casa com sua família, dentro da sala de aula com os colegas de classe, no shopping center com seus amigos, na sala de cinema com aquele “crush”, na balada, na academia, no trabalho, na igreja etc
.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01)  Defina o significado do conceito de papel social;
02)  Relacione o processo de socialização (aprendizagem através da interação com outras pessoas), trabalhado nas aulas anteriores com a prática dos papeis sociais pelos indivíduos.

PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 03/07/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto presente no Caderno do Aluno, volume 02, 2. Bimestre, na página 92, na seção de Sociologia:

Fatores biológicos remetem à necessidade de o homem se manter na companhia dos semelhantes nos primeiros anos de sua vida. Contudo, se no início isso é um fator determinante, posteriormente, os contornos culturais tomam a dianteira. À medida em que vai compreendendo o contexto em que está inserido, o indivíduo passa a interferir nos processos e não apenas a receber interferências.
Já reparou na forma como os pais vestem seus filhos? O estilo da roupa, tendência da moda, tipo de tecido, marca. Tudo isso é levado em consideração por eles na hora de vestir os pequenos? E quanto ao conforto, funcionalidade e valor, pesam na hora de compor o look?
À partir da leitura do texto acima e levando em consideração a importância do processo de SOCIALIZAÇÃO (interação entre os seres humanos na formação da nossa personalidade), lembrando que esse tema foi trabalhado na aula anterior, responda as seguintes questões presentes no Caderno do Aluno, volume 02, 2. Bimestre, na página 94, na seção de Sociologia:
1) A forma como você se veste reflete os gostos pessoais daqueles com quem você convive ou atende questões subjetivas?
2) Em que medida o que você escolhe reflete ou se alinha com o que a turma adota?
3) Qual a importância dos outros, especialmente seus familiares, na construção de suas preferências quanto ao tipo de roupa que costuma escolher e usar?

RESPONDER O LINK ABAIXO


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto presente no Caderno do Aluno, volume 02, 2. Bimestre, nas páginas 91 e 92, na seção de Sociologia:

A sociabilização dos seres humanos é possível, entre vários aspectos, mediante a relação de interdependência da espécie. Contudo, muito além de assegurar a sobrevivência, a capacidade de raciocinar e estabelecer relações ultrapassa fatores puramente biológicos, o que em parte, garante a própria sobrevivência e a manutenção dos seres humanos.
Considere o seguinte: o filhote humano nasce com limitações (ainda que momentâneas) que impossibilitam sua própria sobrevivência sem ajuda de outrem. A demora para se locomover sozinho, por exemplo, é amenizada pelo suporte que outros humanos dedicam ao pequeno indivíduo.
Conforme o filhote humano cresce, vai aprendendo por meio da relação com os demais. Este processo de aprendizagem nunca se encerra. Logo, os seres humanos são seres sociais, porém, seu processo de humanização se constitui na relação entre os membros da espécie.

Após a leitura do texto acima, deverão produzir a seguinte atividade, seguindo as seguintes orientações:
O seu ponto de vista converge com o parágrafo acima? Pesquise vídeos de curta duração de filhotes recém-nascidos (humanos e de outras espécies) e compare-os. Quanto ao nível de dependência/independência de cada um, é possível perceber a vulnerabilidade dos seres humanos em relação aos outros animais? Os animais reagem e aprendem por imitação, como os humanos? Num texto reflexivo em seu caderno, apresente suas conclusões a respeito do tema.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

Definição de Socialização
socialização é o processo pelo qual a pessoa se integra ao grupo ou a sociedade em que nasceu, assimilando seus hábitos, valores, costumes e outros traços culturais; é o ato de transmitir, de introduzir na mente do indivíduo, os padrões culturais da sociedade.

Definição de Instituição Social
O conceito de instituição social pode ser definido como uma estrutura específica da sociedade ou forma de organização social estável, relativamente duradoura, cuja existência ultrapassa a das pessoas que dela participam e que pode durar gerações, ou mesmo séculos, como a Igreja e o Estado. A instituição social é também definida como um conjunto de regras e procedimentos produzidos, reconhecidos e aceitos pela sociedade onde vivemos. São os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra pré-estabelecidos na sociedade.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01) Explique oque é uma instituição social.
02) O texto nos apresenta como exemplos de instituições, a Igreja e o Estado (governo). Com base na explicação existente no texto, dê dois exemplos de instituições diferentes dos que estão no texto.
03) Defina oque é o processo de socialização.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES
Nessa semana, os alunos deverão seguir as seguintes orientações quanto às atividades:
- Para os alunos que NÃO REALIZARAM E NÃO ENTREGARAM AS ATIVIDADES, deverão utilizar o período dessa semana de 26/05 à 29/05/2020 para produção das atividades das semanas anteriores. Para aqueles que enviarem as atividades atrasadas até o dia 27/05/2020, sua pontuação será anotada no 1. Bimestre. Para os que enviarem as atividades atrasadas depois do dia 27/05, sua pontuação será anotada num segundo momento, no 2. Bimestre.
- OBJETIVOS DESSA SEMANA:
Revisão dos seguintes conteúdos:
- A Sociologia e o trabalho do sociólogo; - O processo de estranhamento e desnaturalização da realidade; - O homem como ser social.
Revisão da seguinte habilidade:
- Desenvolver a consciência de que não há olhar natural, todos os olhares são sempre construções.
As atividades das outras semanas (OBS.: para os alunos que não realizaram   todas as atividades) deverão ser enviadas para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até a data proposta acima. Para os alunos que possuírem dúvidas em relação à produção das atividades, estarei à disposição para saná-las através do e-mail acima.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto, adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:

A Sociologia e Seus Objetivos
Uma das preocupações da Sociologia é justamente formar indivíduos autônomos, que se transformem em pensadores independentes, capazes de analisar o noticiário, as novelas, os programas do cotidiano e as entrevistas das autoridades, percebendo oque se oculta nos discursos e formando o próprio pensamento e julgamento sobre os fatos, ou ainda mais importante, que tenham a capacidade de fazer as próprias perguntas para alcançar um conhecimento mais preciso da sociedade à qual pertencem.
Como bem lembrou o sociólogo Charles W. Mills, a Sociologia contribui também para desenvolver a nossa imaginação sociológica, ou seja, a nossa capacidade de analisar nosso cotidiano e estabelecer a relação entre este último e as situações mais amplas que nos condicionam e nos limitam,mas que também explicam oque acontece com nossas vidas.

Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01) Qual o significado do conceito de imaginação sociológica? 02)  Um dos objetivos da Sociologia é formar indivíduos pensantes? Em caso positivo, fundamente (explique conforme o conteúdo do texto) sua resposta.
As respostas acima deverão ser enviadas para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br para posterior correção e devolutiva.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto presente no caderno do aluno, volume 01, 1. Bimestre, contido na página 74:
Alguns elementos são centrais ao método científico:
• Observação – este ato é de suma importância para a ciência porque dele extrai-se
as primeiras impressões sobre o objeto. No processo observatório, verifica-se a repetição, constância, manutenção, variação entre outros, do estado do objeto.
• Neutralidade – o observador deve se livrar de pré-conceitos sobre o que observa.
Suas crenças, seu arcabouço intelectual, cultural, social, emocional, devem ser suspensos para que seu olhar seja neutro. Isto é, mesmo que já traga consigo algumas teorias, precisa delas se despir.
• Indução – depois de várias observações acerca de um único objeto, constrói-se
proposições de caráter geral. Ou seja, guardadas as condições em que as observações foram realizadas, objetos análogos e mesmo semelhantes, devem se comportar da mesma maneira.
Para um campo do saber ser considerado ciência, ele tem de ter um objeto de estudo que o diferencie dos demais saberes. O objeto de estudo da Sociologia é a sociedade, os grupos sociais que a compõem e o comportamento de ambos. Ela se preocupa com as condições de vida das pessoas, mas não tem o mesmo objetivo que a Assistência Social; se depara com questões éticas, mas não é Filosofia; da mesma forma que não é Psicologia, porque se interessa pelas pessoas na coletividade e não na individualidade. Mas se estas questões estão intrinsecamente
ligadas a esses campos do saber, elas mesmas não poderiam dar conta do que a Sociologia faz?
Após a leitura do texto acima, deverão realizar a seguinte pesquisa:
Pesquise na internet os campos de atuação da Assistência Social, Filosofia e Psicologia e anote as informações em seu caderno. Portanto, os alunos deverão organizar uma lista explicando qual é o campo de atuação de cada área descrita acima .
As respostas acima deverão ser enviadas para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br para posterior correção e devolutiva.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES


Os educandos deverão realizar a leitura do seguinte texto presente no caderno do aluno, volume 1, 1. Bimestre, presente na página 73:
Olhamos o mundo e parece que simplesmente vemos as coisas tal como elas são. Entretanto,ao olhar alguma coisa e nomeá-la, é preciso ter antes uma ideia do que ela seja; as pessoas têm alguma ideia do que é um carro, e, por isso, quando veem diferentes carros, podem dizer que viram um. O olhar humano sempre está repleto de prenoções sobre a realidade que nos ajudam a compreendê-la. E elas estão repletas de conhecimento do senso comum.
O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é a
única possível. Há, por exemplo, o conhecimento científico. O conhecimento científico parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum. Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico sobre a realidade é necessário afastar-se dessa forma de observá-la. E é necessário um método. Método é a forma pela qual um cientista observa e analisa seu objeto de estudo. Ou seja, é o modo como estuda a realidade.
Os métodos variam de uma ciência para outra, dependendo do seu objeto de estudo, ou seja, daquilo que elas estudam. Toda construção científica é um lento processo de afastamento do senso comum. Não se pensa sociologicamente quando imerso no senso comum. O problema é que estamos imersos nele. Nossa maneira de pensar, de agir e de sentir está repleta desse tipo de conhecimento.
Apesar de ser uma forma válida de conhecimento, não é ciência. A ciência se constrói a partir de um cuidado metodológico ao olhar a realidade que procura se afastar dos juízos de valor típicos do senso comum. E para construir um olhar sociológico sobre a realidade, o primeiro recurso metodológico é o olhar de estranhamento.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
À partir da leitura do texto acima, deverão responder as seguintes questões:
1) Qual a diferença entre o conhecimento do senso comum e o chamado conhecimento científico? 
2) Como podemos definir oque é método
3) Qual é o principal recurso para se construir um olhar sociológico sobre a realidade?
As respostas acima deverão ser enviadas para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br para posterior correção e devolutiva.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


ATIVIDADES

Os educandos deverão realizar a leitura do seguinte texto contido no caderno do aluno, volume 1, 1. Bimestre:
Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho
de seu saber. Einstein
A frase acima tem sua autoria atribuída a Albert Einstein e é facilmente en-
-contrada na rede mundial de computadores. Assim como ela, muitas outras
frases são atribuídas a personalidades sem que se tenha certeza de que, de fato,
foram ditas por elas. Você já deve ter observado que as pessoas tendem a aceitar
como verdadeiro aquilo que se associa a certas “autoridades”, como por exemplo,
a ciência, o telejornal, o periódico, o aplicativo de mensagens, o artista etc.
Basta dizer “é científico”, “eu vi no telejornal”, “está escrito no jornal de hoje”,
“li no grupo do app” ou “a atriz concordou”, que geralmente as pessoas vão
assumindo como verdadeiro, como natural, sem estranharem os fatos – ou fakes.
O mais intrigante da frase em destaque é que ela joga com essa situação, a de que as pessoas não estranham e aceitam naturalmente as coisas que desconhecem porque seu saber não lhes dá perna para isso. É um círculo vicioso, uma vez que apenas vão empilhando informações, deixando de as transformar em conhecimento, de forma a nunca questionarem o que lhes dizem.

À partir da leitura do texto acima, deverão responder as seguintes questões:
Quantas vezes você já deixou de fazer algo simplesmente porque desconhecia? Isso não lhe parece estranho? Concorda que é natural que a gente faça sempre as mesmas coisas porque sempre foi assim ou porque dizem que é assim?

As respostas deverão ser enviadas para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até dia 08/05/2020.





Nome:
Série:


COM BASE NO FILME O NÁUFRAGO RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:
1) Quais são as primeiras coisas que Chuck Noland faz ao despertar na praia, após o acidente?



2) De que formas Noland procura se comunicar para pedir socorro?


3) Ao descobrir os cocos verdes, Noland procura abri-los a fim de beber a água e alimentar-se da polpa. Enumere a ordem das etapas empreendidas no esforço para abri-los.
(   ) Utilizar uma pedra para parti-los.
(   ) Atirá-los contra uma parede de pedra.
(  ) Utilizar duas pedras combinadas, uma como martelo, outra como cinzel, para furar o coco.
(   ) Esmurrar o coco contra a parede de pedra.
(  ) Utilizar uma pedra lascada como ferramenta para cortar a casca.
(  ) Tentar abri-los esmurrando-os contra uma rocha pontiaguda.
4) A certa altura, Noland saiu em exploração pela beira da água. Quais eram os seus objetivos?
a) Descobrir onde estava.
b) Reconhecer o território.
c) Perceber os limites geográficos do local.
d) Encontrar outros seres humanos.
e) Todas as alternativas anteriores.

5) Quais foram as suas descobertas?


6) Durante a expedição, Noland avista o que parece ser um dos seus companheiros do acidente. Desesperado, corre até ele, mas, ao chegar encontra apenas um cadáver. Com base no que você viu no filme, responda: O que levou Noland a correr desesperadamente em direção àquilo que vira do ponto mais alto da ilha?



7) Quais são os rituais que Noland realizou durante o funeral?



8) Quais foram os objetos que Noland encontrou ao abrir as caixa recolhidas do acidente?


9) Descreva, com suas próprias palavras, de que modo a personagem utiliza os objetos recolhidos das caixas para a sua sobrevivência?


10) Como Noland conseguiu fazer fogo? Descreva as etapas percorridas até ele conseguir ter sucesso.


11) Quem é Wilson?

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