terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividades de reforço e recuperação

(estas atividades se destinam aos alunos que não entregaram nenhuma atividade nos bimestres)

Disciplina: Matemática

Prefº. Benício

1 ª Série A e B

As atividades deverão ser respondidas no próprio caderno (APRENDER SEMPRE vol. 4) ou em uma folha e encaminhadas por fotos no E-mail do professor (beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br) ou pelo WhatsApp, até 27/10/2020.

Ao encaminhar as atividades favor colocar:

- Nome completo e série.

Atividades:

    O assunto em pauta já foi visto anteriormente em protocolo de entrega. Habilidade essencial (EF07MA18).

    De acordo com o que foi visto, sabemos que um ângulo raso ou de meia volta mede 180 º (meia circunferência).

    Nas páginas 51 e 52 são assinalados ângulos a serem descobertos como segue. Responda as questões:

 



ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

De 07/12/2020 a 14/12/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES

 

- Avaliação Diagnostica de Retorno (RETIRAR NA ESCOLA)

- Entregar atividades em atraso

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 

ATIVIDADES

 

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 2

NUMEROS RACIONAIS: DIZIMA PERIODICA E NÃO PERIODICA.

 

APRENDER SEMPRE: PAGINA 41 e 42

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/eSY9jO4cz7Y

 

 

 

3ª AAP – Avaliação de Aprendizagem em Processo

PRAZO PRORROGADO

 

De 24 a 30 de novembro  os alunos deverão fazer on-line as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática ou fazer a prova impressa na escola no horário das 8h00 as 20h00.

Se tiver dificuldade para entrar na SED procure um professor.

 

Acessar a SED – Secretaria Escolar Digital

https://sed.educacao.sp.gov.br/

 

- Digitar o R.A. do aluno (exemplo: 00001234567891SP)

- Senha do aluno (DATA DE NASCIMENTO, SE NÃO MUDOU)

 

-Clicar em Pedagógico

-Clicar em Plataforma CAED

 

 CLIQUE EM CADERNO DE ATIVIDADES:

. 1 de Língua Portuguesa com 26 questões;

. 1 de Matemática com 26 questões.

 

 

Obs.:

-Chegando na última questão, clique em finalizar.

-Após finalizar não poderá retornar à prova.

-Depois de iniciar a avaliação, o aluno terá no máximo 48 horas corridas para concluir e enviar.

 

ATENÇÃO:

O aluno que não dispor de recursos tecnológicos, poderá fazer a avaliação na escola, no horário das 08:00 às 20:00 horas, com os coordenadores Benilton ou Eduardo, seguindo o protocolo de segurança contra o covid.

FONE: 14 34253044 OU 14 34252107

 

Ou poderá realizar a avaliação pelo aplicativo CAED:

- Abrir o play store google;

- Pesquisar o aplicativo: Caderno de Atividades de São Paulo (CAED – UFJF);

- Clique em entrar;

- Digitar RA e Senha;

- Aparecerá as opções de avaliação de Português e Matemática;

- Leia com atenção, marcando uma resposta;

- O tempo será de 48 horas para responder as questões após o início do teste;

- Finalizar;

- Após finalizar NÃO será possível retornar a prova;

- Dúvidas peça ajuda ao professor.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até 27/11/2020

 

SEQUENCIA DE ATIVIDADES 2

NUMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS NA RETA NUMERICA.

 

APRENDER SEMPRE: PAGINA 38

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO: https://youtu.be/DhMhFsWavZk

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢



-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

13/11/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou e-mail.

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

Sequencia de atividades 1 – aula 7 e 8

 

PÁGINAS 21, 22 E 23.

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3 EDIÇÃO:

https://youtu.be/YoUqH7IpLyM

 

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DIS

PONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.

ASSISTIR AS AULAS DO CMSP.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 06/11/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES

 

AULA 3 E 4

 

PÁGINA 52

PÁGINA 53

 

 

 

 

 

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3 EDIÇÃO:

https://youtu.be/H2_-QimYg2o

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DIS

PONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.

ASSISTIR AS AULAS DO CMSP.

         

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES DO CADERNO DO ALUNO 3 EDIÇÃO:

 

 

https://youtu.be/Cbw4-OJhM1U

 

 

 

ATIVIDADES PARA O PROVÃO DE RECUPERAÇÃO:

 

1-    Se A = 2x + 4y + 5, B = 2x + 2y - 3 e C = +4x – y + 4, então A – B + C é igual a:

 

       a) + x + y + 12

 

       b) +x + 2y + 12

 

       c) + 4x + y + 12

 

       d) + 4x + 4y + 12

 

2-    Quanto é 3x.4= 14x -2x +1?

 

 

a)    1

 

b)    0

 

c)    Nulo

 

d)    -1

 

e)    -2

 

PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 30/10/2020

 

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

 

 

1⁰ ano

CP vol 2

9⁰ ano página 39

 usei livro do 9⁰ano mesmo. Não foi engano.

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:

 

https://youtu.be/Ei_SvOAGAa0

 

 

 

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         PRAZO DE ENTREGA

 

Atividades: 23/10/2020

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

 

APRENDER SEMPRE

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE 3

 

ATIVIDADE 3

 

III-

 

RESOLUÇÃO QUESTÃO 84 DO ENEM 2000

+ SISTEMAS DE EQUAÇÕES COMO COMPLEMENTO.

 

 

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/truBszGMVzg

 

 

 

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DIS

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

 

TEMA 3

 

FUNÇÃO LOGARÍTMICA

 

PÁGINA 21

PÁGINA 22

 

 

 

LINKS DOS VIDEOS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/Gf3XuB745Gg

https://youtu.be/3kiiiIw7pVI

 

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATIVIDADES

CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

 

 

 

LINKS DOS VIDEOS EXPLICATIVOS DAS ATIVIDADES:

https://youtu.be/qjgSVvsrWwo

https://youtu.be/D5i4mdv2b4M

 

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E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

 

ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

TEMA 1- PÁGINA 11

CRESCIMENTO/ DESCRESCIMENTO EXPONENCIAL E FUNÇÃO EXPONENCIAL

ATIVIDADE 11

ITENS
A)
B)
C)
D)

PÁGINA 12

ATIVIDADE 12

ITENS
A)
B)

PÁGINA 13

ATIVIDADE 13

ITENS
A)
B)

ATIVIDADE 14

TEMA 2-  PÁGINA 14

LOGARITMOS

PÁGINA 15

ATIVIDADE 20

PÁGINA 16

ATIVIDADE 21
ATIVIDADE 22
ATIVIDADE 23
ATIVIDADE 24

PÁGINA 17

ATIVIDADE 25

PÁGINA 18

ATIVIDADE 26
ATIVIDADE 27

 (ENEM 2014) Questão 145


LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:


RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
ASSISTIR AS AULAS DO CMSP.


PRAZO DE ENTREGA

18/09/2020 entregar pelo WhatsApp, classroom ou
e-mail:  beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO


 ATIVIDADE 9
Página 8 e 9

Itens
A)    e   B)

ATIVIDADE 10
Página 10



LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA:

RETIRAR O CADERNO DO ALUNO VOLUME 3 E A AAP, 27° EDIÇÃO IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.
ASSISTIR AS AULAS DO CMSP.
         



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES
CADERNO DO ALUNO- 3ª EDIÇÃO

 PAGINA 7

ATIVIDADE 6
Verificar o item correto.

ATIVIDADE 7
Calcular os valores dos itens A, B, C e D.
.

ATIVIDADE 8
Resolver os itens A, B ,C, D e E.

LINK DO VIDEO EXPLICATIVO DAS ATIVIDADES ACIMA: https://youtu.be/kDWW-eGalD8


RETIRAR O CADERNO DO ALUNO IMPRESSO NA ESCOLA, A PARTIR DE 01/09 ATE
04/09/2020 DAS 10 ÁS 16 HORAS.
RETIRAR A AAP IMPRESSA NA ESCOLA OU ACESSA-LA PELO
LINK DISPONIVEL NO BLOG DA ESCOLA.

E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


4. Como resolver:
Para resolver essa questão é necessário saber na letra E, a que expoente a base está elevado. Como o enunciado diz que o produto de cada diagonal é 3⁶ então a letra será 3^(−1) (3 elevado a -1). Depois basta você  fazer os cálculos da última coluna, verificando que o resultado deverá ser 3⁶. Para isso basta colocar o valor de C= 3⁴.













As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
mail ou Classrom.
As atividades propostas terá a devolutiva do professor, indicando o algoritmo necessário para correções dos exercícios.
Notas de 5 à 10 de acordo com o número de atividades entregues.
AAP: 27 EDIÇÃO- 2° BIMESTRE
A avaliação valerá 10 pontos se às 16 questões estiverem corretas.
Para cada questão certa, atribuição de 0,625 (seiscentos e vinte e cinco milésimos).





Como resolver:

ATIVIDADE 1: para completar a tabela, a quantidade de triângulos da segunda coluna será sempre multiplicado por 3.
Assim: 3x1= 3; 3x3= 9; 3x9= 27; 3x27= 81; 3x81= 243 e assim por diante até 10.
Na terceira coluna, o expoente de 3 será sempre uma unidade a menos que a posição da figura.
Assim: figura 1= 3⁰, figura 2= 3¹, figura 3= 3², figura 4= 3³, figura 5= 3⁴, figura 6= 3⁵ e figura 7= 3⁶, assim por diante até a figura 10.

ATIVIDADE 2: explicações no enunciado do problema.

ATIVIDADE 3: 4 carros x 4 rodas x 4 parafusos = 4x4x4 = 4 elevado ao expoente __.
(Verificar alternativas).

DELIBERAÇÃO CEE 155/17

   TÍTULO III DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR

Art. 16 - As propostas pedagógicas das escolas devem indicar com clareza as aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos nos níveis fundamental e médio da Educação Básica, nas diferentes áreas e componentes curriculares.
Parágrafo único –
A avaliação do rendimento escolar terá como referência básica o conjunto dessas aprendizagens.
 Art. 17 - A avaliação dos alunos, a ser realizada pelos professores e pela escola como parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, é redimensionara da ação pedagógica e deve:
 I - Assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, com vistas a:
 a) identificar potencialidades e dificuldades de aprendizagem e detectar problemas de ensino;
b) subsidiar decisões sobre a utilização de estratégias e abordagens de acordo com as necessidades dos alunos, criar condições de intervir de modo imediato e a mais longo prazo para sanar dificuldades e redirecionar o trabalho docente;
II - Utilizar vários instrumentos e procedimentos, tais como a observação, o registro descritivo e reflexivo, os trabalhos individuais e coletivos, os portfólios, exercícios, provas, questionários, dentre outros, tendo em conta a sua adequação à faixa etária e às características de desenvolvimento do educando;
III - fazer prevalecer os aspectos qualitativos da aprendizagem do aluno sobre os quantitativos, bem como os resultados ao longo do período sobre os de provas finais, quando essas ocorrerem, tal como determina a alínea “a” do inciso V do art. 24 da Lei nº 9.394/96.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Prova AAP: Avaliação de Aprendizagem em Processo - 2º bimestre.
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, classroom ou e-mail.
 E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Observação
1-    Refazer, reavaliar as atividades onde em que há dúvidas .
2-    Atualizar as atividades até quarta-feira, para fechamento das notas do 2° bimestre

 Prazo de entrega – 29/07
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br
                              


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA
24/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma ou e-mail.
E-mail do professor: beniciorodrigues@prof.educacao.sp.gov.br

Antes de responder as atividades observe a foto.


1-    Se x² tem sinal negativo a parábola tem “a boca triste”, isto é, voltado para baixo
2-    Se o coeficiente “b”, isto é, coeficiente de “x” for positivo a parábola intersecta o eixo “y” na subida (crescente), e se for negativa a parábola intersecta o eixo “y” na descida (decrescente). Se “b” for “0” a parábola intersecta o eixo “y” no bico (vértice).
3-    O termo C, isto é, o termo independente que não contem X, indica onde o gráfico intersecta o eixo Y. Se C for 0, a parábola passa pela origem, isto é, no cruzamento do eixo X com o eixo Y.

PAGINA 19 e 20
ATIVIDADE 10, 11 e 12.
Desenvolva essas atividades de acordo com o exposto acima
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
PRAZO DE ENTREGA

18/07/2020

Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.






Gráfico da função definida por f(x) = ax² + bx + c
De acordo com o que você leu desenvolva as atividades 8 e 9 das páginas 18 e 19 respectivamente, do caderno do aluno volume 2.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA

PRAZO DE ENTREGA
10/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.

Pagina 15, caderno do aluno, volume 2.
Atividade 3:
Para completar a tabela pedida e construir o gráfico no mesmo plano cartesiano, troque f(x) por y e g(x) por y também, ficando por tanto as funções assim: y = x e y = x².
Então a tabela ficara assim na primeira linha:
( -3, -3); (-2, -2); (-1, -1); (0, 0) ... e assim até o fim da linha.
Marque as ordenadas no plano cartesiano e trace o gráfico.

Na segunda linha teremos y = x², por tanto os pares ordenados ficaram assim ( -3, 9);          (-2, 4); (-1, 1); (0, 0) ... e assim até o fim da linha.
Marque as coordenadas no plano cartesiano e trace o gráfico.

Você terá uma reta e uma parábola no mesmo plano.

Pagina 16, caderno do aluno, volume 2.

Assinale verdadeiro ou falso para as lacunas entre parênteses

Atividade 4:
Na coluna onde está escrito g(x) = 3x², marque as coordenadas:

(-2,12); (-1,3); (0,0); (1,3); (2,12) e trace o gráfico no mesmo plano.

Na coluna onde está escrito h(x) = ½ x², marque as coordenadas:

(-2,2); (-1, ½); (0,0); (1, ½); (2,2) e trace o gráfico no mesmo plano.

Na coluna onde está escrito m(x) = -x², marque as coordenadas:

(-2,-4); (-1,-1); (0,0); (1,-1); (2,-4) e trace o gráfico no mesmo plano.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


ATIVIDADES

Função de 2°grau f(x)= ax²
É possível obter um exemplo de relação de interdependência entre duas grandezas x e y em que y é diretamente proporcional ao quadrado de x, isto é, y/x² = constante = k, ou seja, y=kx², quando 1 pedra é abandonada em queda livre. A distância vertical d que a pedra percorre é diretamente proporcional ao quadrado do tempo de queda, ou seja, temos d=kt², sendo, neste caso, o valor de k=5 (aproximadamente metade da aceleração da gravidade local).
De modo geral, a relação y=kx² serve de base para iniciar o estudo das funções de 2° grau cuja forma geral é f(x)= ax²+ bx+ c com a diferente de 0. Nessas condições calcule os itens abaixo:
ATIVIDADE 1
A)    A distância percorrida pela pedra após 1 segundo de queda.
B)    A distância percorrida pela pedra após 2 segundos de queda.
C)    A distância percorrida pela pedra após 5 segundos de queda.
Dica: y= kx², onde y é distância percorrida, k é a constante 5 e x os segundos. Troque x por 1 e k por  5 no item A e veja a distância percorrida. Nos itens B e C haja de forma análoga.
D)    Depois de quanto tempo a pedra percorre a distância de 45 metros.
Dica: troque y por 45 e k por 5 e veja o tempo.
E)    DESAFIO: Se a pedra foi lançada de uma altura de 80 metros depois de quanto tempo a pedra atinge o chão?
ATIVIDADE 2-  página 15.
(AAP 2017) nos itens A, B, C, D e E substitua os valores de x da tabela nas funções e indique a alternativa correta.
                     
PRAZO DE ENTREGA
03/07/2020
Acompanhamento e devolutiva para os alunos no grupo do WhatsApp da turma, e-mail ou Classrom.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE

Quando temos uma relação de proporcionalidade direta usamos a função Y= k. x, podemos usar como o preço a ser pago; k a constante de proporcionalidade e a quantidade a ser comprada. Observe na página 9TEMA 2FUNÇÕES, que a ATIVIDADE 1, representa um típico problema de proporcionalidade direta, onde chamamos v o valor a ser pago pelas passagens; o valor da constante de proporcionalidade e n a quantidade de passagens. De acordo com exposto, diga QUE TIPO DE FUNÇÃO É ESTA e responda as questões A,B,C e D.
Lembrando que uma aula pertinente a está atividade foi gravada no CMSP hoje, 22/06/2020.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADE

Responder às questões das atividades 1,2,3,4,5,6,7 e 8 das páginas 6,7,8 e 9 respectivamente.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Testando conhecimentos prévios.
  1-    Verificar se existe ou não proporcionalidade, se existir expresse algebricamente indicando a constante de proporcionalidade, em caso negativo, justifique sua resposta.

a)    A altura de uma pessoa é diretamente proporcional a sua idade t?
b)    A massa de uma pessoa é diretamente proporcional a sua idade t?
c)     O perímetro de um quadrado é diretamente proporcional ao seu lado a?
d)    A diagonal d de um quadrado é diretamente proporcional ao seu lado a?
e)    O comprimento C de uma circunferência é diretamente proporcional ao seu diâmetro d?
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

    1-    (AAP-2016). Dado a sequência 1/27, 1/9, 1/3, 1, 3, 9...

a)    é uma PG de razão 3
b)    é uma PG de razão 1/3
c)     não é uma PG
d)    não é uma PG pois ela possui duas razoes para uma mesma sequência. 1/3 e 3.
    2-    (AAP-2017). Um imóvel em São Paulo sofre um acréscimo no seu preço de 10% todo mês. Temos uma sequência de valores que corresponde a uma:
  
a)    PG de razão 1,1
b)    PG de razão 0,1
c)     PA de razão 1,1
d)    PA de razão 0,1
e)    PG de razão 10

    3-    (AAP-2016). Em duas populações distintas de bactérias, a primeira tem sua população duplicada a cada 20 minutos, e a segunda tem sua população duplicada a cada 30 minutos.

De acordo com as informações, após três horas, a quantidade total de bactérias das duas espécies será de  _.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES


    1.     Calcule o primeiro termo e a razão da PA, cujo termo geral é an = 5 + 2n.
PA (   ,    ,    ,    ,...)






    2.     Determine quantos múltiplos de 8 existem entre 14 e 701.
Obs: Para resolver ache o primeiro múltiplo de 8 depois de 14 e o último antes de 701. Após, aplique a formula do termo geral da PA: a= a1 + (n-1)r, substitua os valores e descubra n, que é a quantidade de múltiplos existentes.



    3.     Interpole 4 meios aritméticos entre 14 e 49.
Obs: interpolar meios aritméticos significa completar a sequência de modo que 14 seja o primeiro termo e 49 o último termo. Aplique a fórmula do termo geral a= a+ (n – 1)r, para achar a razão e complete a sequência (14,   ,    ,    ,    ,49)


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola


     1.       Exercícios de Radiação
     a)       Dê a raiz de 169

     b)       Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso
( ) √x²=x
( ) √x²= x, se X>0
( ) √x³= x
( ) √(-3)²= -3

     c)    Resolva a operação a seguir:
a)    ³√625 + ³√40 - ³√135=


     2.    Escreva a sequência definida por
a)    an = 3n com n ∈ N* e n≤4

Caderno do aluno
Página 13

Atividade 4: Tarefa
a1= x-r; a2= x e a3= x+r. De acordo com o enunciado temos x-r+x+x+r= 72 e (x-r)(x+r)= 560, desenvolva:

Atividade 5: Tarefa

Lembre-se que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180°. Como x-r, x, x+r estão em PA temos, x-r+x+x+r= 180°. Lembrando também que x+r= 105°, desenvolva:

Atividade 6: Tarefa
PA(x-r, x, x+r) --> PA(x-4, x, x+4). Use o Teorema de Pitágoras, lembrando que x+4 é a hipotenusa e x-4 e x são catetos. Lembre-se também dos produtos notáveis, desenvolva:

Atividade 7: Tarefa
Fórmula do termo geral aplicada no problema

a) an= a1+(n-1)r, então an= a1+(n-1)r
b) Perímetro= 4L; se L20=39, desenvolva:
c) Área= L2  se L20=39, desenvolva:
d) Diagonal= L√2, se L20=39, desenvolva:

Atividade 8: Tarefa
a1= 4L; a2= L√2, a3= L2. Se for PA, devemos ter a2-a1= a3-a2, ou seja:
L√2-4L= L2-L√2, então
L(√2-4)= L(L-√2), desenvolva e verifique com atenção o resultado para afirmar a resposta:

Atividade 9: Tarefa
a) De 1930 à 2014 quantas copas foram jogadas? Subtraia 2 copas e veja o resultado.
b) Divida 2014, 2100 e 2150 por 4. Restos de divisão iguais, haverá copa.

Atividade 10: Tarefa
Calcule n através da formula an= a1+(n-1)r
Use razão= -20/4 (20% em 5 meses); an= 0 e a1=30

SOMA DOS n PRIMEIROS TERMOS DA PA
Página 14

Atividade 1: Tarefa
a) a1=960; r=50 use an= a1+(n-1)r, para achar a5.
b) Some todos os valores de a1 até a10.

Atividade 2: Tarefa

a) Some a1+a10; a2+a9; a3+a8 ...
b) Use a fórmula da soma de PA: Sn=(a1+a10)n÷2

Atividade 4: Tarefa
a) a1= 0; a2= 1; a3= 2; a4= 3; a5=4, a6=...
b) Use an= a1+(n-1)r onde a1= 0 e r=1
c) Desenvolva em função de n
d) Se an= n-1, então descubra a21 e a51 e depois aplique a fórmula da soma de PA para este caso: a31= (a21+a51)n÷2

Atividade 5: Tarefa
Calcule a1 e a16 por an= a1+(n-1)r, onde a7= 68 e r=8 e depois calcule s16= (a1+an)n÷2

Atividade 6: Tarefa
Complete as células em branco da tabela.

PROGRESSÃO GEOMETRICA
Página 16 e 17

Atividade 1: Tarefa
Divida 1/9 por 1/27 e 1/3 por 1/9, assim 1/9 ÷ 1/27 e 1/3 ÷ 1/9. Se o resultado for igual é PG.
                                                      
Atividade 2: Tarefa
IPI= Pi+10/100 de Pi

(coloque Pi em evidência). Desenvolva e veja a alternativa.

Atividade 3: Tarefa
População 1: t0= 1 bactéria, t20= 2 bactérias, t40= 4 bactérias
                   T60(1h)= 8 bactérias... t180= desenvolva

População 2: to= 1 bactéria, t30= 2 bactérias, t60(1h)= 4 bactérias
                   T180(3h)= desenvolva

População 1+ População 2= desenvolva

ATIVIDADES DE 23 Á 27/03/2020

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