terça-feira, 8 de dezembro de 2020

FÍSICA


ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

  Orientações para as atividades: 

-  horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15 

-  assistir à aulahttps://youtu.be/MX9bYa4_6BM https://youtu.be/6FRk-k9WIK0  

-  período da atividade07/12 à 14/12

-  entrega das atividades: 14/12

-  como entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. 

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

 

1) Sobre os componentes do Universo, coloque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas: 

(  ) A principal diferença entre um planeta e um satélite natural é o seu tamanho. 

(  ) O nome Via Láctea foi dado a nossa galáxia por a mesma parecer com leite derramado. 

(  ) Os satélites naturais têm luz própria, assim como as estrelas e o sol. 

(  ) O buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade de luz, podem escapar. 

A alternativa que corresponde à ordem das suas respostas é: 

(A) V, V, V, V                      (B) F, F, F, F                     (C) F, V, F, V                (D) V, V, F, F

 

 

2) Complete a frase: Os planetas rochosos também são chamados .................................. ou telúricos. São os .......................... planetas do Sistema Solar, têm ............................ (ou nenhum) satélites e não

contém anéis. Além da Terra, também são planetas rochosos .................................,

........................................... e ......................................... 

A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é: 

(A)  Terráqueos, mais importantes, poucos, Éris, Plutão e Make Make 

(B)   Terrestres, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Marte 

(C)   Jovianos, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Plutão 

(D)  Terráqueos, mais importantes, muitos, Éris, Ceres, Plutão

 

 

3) Complete a frase: Já os planetas .................................., também conhecidos como planetas gigantes ou ............................., são formados por .................................. e todos eles têm .................... e inúmeros .................................. São exemplos desses planetas .................................., .................................., ........................... e ........................... 

A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é: 

(A)  Gasosos, jovianos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno 

(B)   Gasosos, jovianos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno 

(C)   Jovianos, gasosos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno, Urano, Plutão 

(D)  Jovianos, gasosos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

 

 

4) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à) 

(A) tempo.  (B) aceleração.  (C) distância. 

(D) velocidade.

 

INTERAÇÃO GRAVITACIONAL

 

O que nos mantém presos à Terra? O que faz com que a Lua não caia sobre nosso planeta? Por que as coisas caem? Há uma força que puxa para baixo? 

Quando falamos em força da gravidade, estamos falando da força que faz com que fiquemos sobre a Terra em uma constante atração. A intensidade da força gravitacional varia proporcionalmente com a massa dos corpos, mesmo sem obter um contato direto. Mas como atua o campo gravitacional? Um objeto qualquer estando numa região onde existe um campo gravitacional, curiosamente, cai. Esse fato, amplamente estudado pelos físicos durante séculos, é interpretado da seguinte forma: a Terra possui em torno de si um campo gravitacional, fazendo com que os objetos sejam atraídos em direção a ela. Esse campo preenche todo o espaço ao redor do planeta e nos mantém sobre ele. Também é ele que mantém a Lua girando em torno da Terra e segura a atmosfera em nosso planeta. Se não houvesse um campo gravitacional suficientemente forte, a atmosfera se dispersaria pelo espaço. Na verdade, todos os objetos possuem campo gravitacional. Podemos pensar no campo gravitacional como uma parte invisível do objeto, que preenche todo espaço que o circunda como sugere a figura.

 

Assim como a Terra, a Lua também tem seu campo gravitacional. Como vemos nos filmes, um astronauta parece ser mais leve na Lua. Nesses filmes, percebemos que, com um simples impulso, o astronauta caminha na superfície lunar como um canguru. Isto acontece porque o campo gravitacional da Lua é menor do que o da Terra. A massa do astronauta, entretanto não muda quando ele

está na Lua, o que se modifica é o seu peso. A fórmula P = m.g é uma forma matemática que expressa: P a força de interação graças à existência desse corpo; m é a massa do corpo; o g o campo gravitacional, que na superfície da Terra tem a intensidade média de 9,8 N/kg (newtons por quilograma). Isso significa que um objeto de 1 kg sofre uma força de atração igual a 9,8 N por parte do planeta. Na Lua, onde o campo gravitacional é de apenas 1,6 N/kg, a força é bem menor.

 

Abaixo, você encontra uma tabela onde estão especificados os campos gravitacionais dos planetas de nosso Sistema Solar.

 

Planeta          Gravidade   m/s2  

 Mercúrio   3,7             

 Vênus 

 9,0 

      

 Terra 

 9,8 

      

 Marte 

 3,8 

      

 Júpiter 

 23,4      

      

 Saturno      

 11,6      

      

 Urano 

 11,5      

      

 Netuno      

 11,9      

      

 

1.  Com as informações da tabela, responda à questão abaixo:

Qual o peso de um homem de 70 kg em cada um dos planetas do sistema solar? Dica: P = m.g

 

2.  (ENEM) Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no gráfico.




 

 

Os pontos em que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente,  a) K e M. 

b)  N e K. 

c)   M e L. 

d)  N e L. 

e)   N e M. 

 

Interação gravitacional – continuação 

A queda de um celular causa grande dor de cabeça aos jovens nos dias de hoje. Muitas vezes, o mesmo modelo de um celular, cai no chão e quebra e, em outras vezes, não quebra. Para sabermos a chance desse celular quebrar ou não, é preciso saber a velocidade final com que ele atinge o solo. Para isso, utilizamos a seguinte fórmula:




 

 

Leia as questões e responda em seu caderno:

1)      Se não fosse a resistência do ar, um corpo abandonado de uma altura de 45 metros atingiria que velocidade? E se este lançamento fosse feito na Lua que tem um campo gravitacional de 1,6 m/𝑠2?

 

2)      Um vidro de perfume caiu de um balcão de 1,25 metros de altura. Na Terra, qual seria o tempo de queda? E se a mesma queda ocorresse num local com um campo gravitacional igual a 2,5 m/𝑠2, qual seria o tempo de queda?

 

3)      Ao pousar em Vênus, o tripulante da nave espacial “BigBig” deixou cair sua arma desintegradora de sua cintura. Sabendo que do chão até a cintura, o tripulante tem 5 metros, em quanto tempo a arma chegou ao chão?

 

4)      (ENEM) Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

 

 


 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

 


ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

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ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

 



ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

 






ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15

assistir à aulahttps://youtu.be/MX9bYa4_6BM

período da atividade26/10 à 02/11

entrega das atividades02/11

como entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

Continuação atividade 5

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À PRÓXIMA QUESTÃO:

 

Em 1930, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no céu e, estudando sua órbita, verificou que era mais afastado que Netuno. “Nasceu” Plutão, o nono planeta. Mas nem todos concordavam com isso. Assim começou um grande debate astronômico: de um lado, os que diziam que Plutão era um planeta. Do outro, os que afirmavam o contrário. A turma do “Plutão é um planeta” chegou a cogitar que ele era maior que nosso planeta, a Terra e, por ter um satélite natural em sua órbita, era um planeta sim. Já a turma do contra, batia o pé que sua órbita era muito achatada e inclinada em comparação aos demais planetas, além de ser muito pequeno (menor até que a nossa Lua) e pouco massivo. Mas como não havíamos encontrado nenhum outro objeto astronômico pós Netuno, Plutão seguiu considerado um planeta. Acontece que, com a construção de novos e avançados telescópios, foram descobertos muitos outros objetos transnetunianos, quase do mesmo tamanho de Plutão, inclusive. Foi quando descobrimos Eris, planeta maior que Plutão. Então, isso significava que teríamos o décimo planeta. E v445567oltou todo aquele debate novamente... Foi então que, em 2006, em uma reunião da União Internacional da Astronomia teve a votação histórica em que decidiram: Plutão não é um planeta! Plutão juntamente com Eris e Ceres foram denominados planetas-anões, pois são leves e pequenos demais.

 

4) As características de um planeta anão são:

(A) Pouca massa e órbita achatada

(B) Pouca massa e sem satélites

(C) Pouca massa e grandes

(D) Pouca massa e pesa

 

 

6) (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela.

Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua:t

 

 

 

 

 

 

(A) grande distância ao Sol.

(B) massa pequena.

(C) aceleração da gravidade pequena.

(D) temperatura média SNtcmuito baixa.


ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15

assistir à aulahttps://youtu.be/MX9bYa4_6BM

período da atividade19/10 à 26/10

entrega das atividades26/10

como entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

Atividade 5

1) Sobre os componentes do Universo, coloque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:

(  ) A principal diferença entre um planeta e um satélite natural é o seu tamanho.

(  ) O nome Via Láctea foi dado a nossa galáxia por a mesma parecer com leite derramado.

(  ) Os satélites naturais têm luz própria, assim como as estrelas e o sol.

(  ) O buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade de luz, podem escapar.

A alternativa que corresponde à ordem das suas respostas é:

(A) V, V, V, V                      (B) F, F, F, F                     (C) F, V, F, V                (D) V, V, F, F

 

 

 

2) Complete a frase: Os planetas rochosos também são chamados .................................. ou telúricos. São os .......................... planetas do Sistema Solar, têm ............................ (ou nenhum) satélites e não contém anéis. Além da Terra, também são planetas rochosos ................................., ........................................... e .........................................

A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é:

(A) Terráqueos, mais importantes, poucos, Éris, Plutão e Make Make

(B) Terrestres, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Marte

(C) Jovianos, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Plutão

(D) Terráqueos, mais importantes, muitos, Éris, Ceres, Plutão

 

 

3) Complete a frase: Já os planetas .................................., também conhecidos como planetas gigantes ou ............................., são formados por .................................. e todos eles têm .................... e inúmeros .................................. São exemplos desses planetas .................................., .................................., ........................... e ...........................

A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é:

(A) Gasosos, jovianos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

(B) Gasosos, jovianos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

(C) Jovianos, gasosos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno, Urano, Plutão

(D) Jovianos, gasosos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno

 

 

4) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à)

(A) tempo.

(B) aceleração.

(C) distância.

(D) velocidade.

 


ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

  Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15

- assistir às aulas: https://youtu.be/XY-IuAs0gxM e https://youtu.be/6FRk-k9WIK0

- período da atividade: 13/10 à 19/10

- entrega das atividades: 19/10

- como entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividades de revisão:

Questão 1

Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que percorre a pé, 1200 m em 20 min?

a) 4,8

b) 3,6

c) 2,7

d) 2,1

e) 1,2

 

Questão 2

Alonso decidiu passear pelas cidades próximas da região onde mora. Para conhecer os locais, ele gastou 2 horas percorrendo uma distância de 120 km. Que velocidade Alonso estava em seu passeio?

a) 70 km/h
b) 80 km/h
c) 60 km/h
d) 90 km/h

 

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 







 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

 

 

Orientações para as atividades:

- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15

- assistir às aulas: https://youtu.be/CZ4yOdIOX-4 e https://youtu.be/XY-IuAs0gxM

- período da atividade: 21/09 à 28/09

- entrega das atividades: 28/09

- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.

As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras.

Atividades:

(Continuação das questões de semana passada 1-4)

 

5) Quais os planetas anões (ou planetoides) conhecidos? Se você fosse incluí-los no modelo de Sistema Solar proposto na atividade 2, qual deveria ser o diâmetro de cada bolinha para representá-los?

 

 

 

 

 

 

6) O que significa “período orbital”? Você percebe alguma relação entre período orbital e a distância entre o planeta e o Sol?

 

 

 

 

 

 

7) Apesar de representar 99,85% do nosso sistema, o Sol é considerado uma estrela anã. Por quê? Cite, pelo menos, duas estrelas maiores que o Sol.

 

 

 

 

 

 

 

 

Exercício complementar

66 (Enem 2012 - Primeiro Dia)

Uma empresa de transporte precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega?

 

a.       0,7         b. 1,4           c.  1,5           d. 2,0           e. 3,0

 

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
período da atividade14/09 à 21/09
entrega das atividades21/09
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividade 3

Sistema Solar

O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.

Origem
Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar. Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso.
Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se. Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.


Quantos planetas existem no Sistema Solar?
Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.
















Para complementar, além da matéria “Sistema Solar”, veja o vídeo “Você Sabia?” https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8
VOCÊ APRENDEU?
Leia a matéria “Sistema Solar” e depois responda.
1)      Quais as características dos planetas telúricos (rochosos) e jovianos (gasosos)?




2)      Quais tipos de planetas são mais densos: os telúricos ou os jovianos? Por que você imagina que há essa diferença?



3)      Todos os planetas do Sistema Solar possuem satélites? Explique.




4)      Que outros corpos do Sistema Solar, além dos planetas, orbitam o Sol? Cite-os e descreva dois deles.





Exercício complementar:
68 (Enem 2012 - Primeiro Dia) A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verifiquemos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.


Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?

a.       A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
b.      A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
c.       A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
d.      A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
e.      A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
- assistir à aula: https://youtu.be/LbC-LQR9gEk
- período da atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das atividades: 14/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:

3º bimestre
TEMA 1 – UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
Com base nas explicações do professor do Centro de Mídias e com seus estudos, responda:

1.       Qual a principal diferença entre um planeta e um satélite natural?



2.       Todos os corpos que orbitam o Sol são planetas? Explique.



3.       Que outros corpos do espaço podem ser considerados similares ao Sol? Por quê?



4.       O que é uma galáxia? Tem algo a ver com constelação?





VAMOS PESQUISAR:
Para as próximas atividades, precisaremos de algumas informações importantes sobre o Sistema Solar. Para isso, pesquise, na internet ou em livros, e preencha a tabela a seguir:

PLANETA                          DIÂMETRO                 DISTÂNCIA DO SOL   PERÍODO DA ÓRBITA
                                                  (km)                         (milhões de km)              (em relação à Terra)
Mercúrio



Vênus



Terra



Marte



Júpiter



Saturno 



Urano



Netuno








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08





 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
assistir à aulahttps://youtu.be/7n8fW6E1Vik
período da atividade10/08 à 17/08
entrega das atividades17/08
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

1.      Responda às questões:

a.       Quais são as vantagens da ampliação da força humana proporcionada por máquinas, equipamentos e veículos, e os problemas causados por ela? Por exemplo, as usinas hidrelétricas: por um lado, abastecem grandes regiões do país com energia elétrica; por outro, provocam problemas de ordem social e ambiental, como desmatamento, assoreamento e poluição, ou seja, degradação do meio ambiente.

b.       Quais são as conquistas do ser humano que foram possíveis graças às máquinas? Por exemplo, mineração, carros, navios, usinas hidrelétricas trazem vantagens para a humanidade, mas também muitos problemas advindos dessas conquistas.

c.        Quais são as vantagens e desvantagens da substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico das máquinas e dos robôs? Por exemplo, as linhas de montagens das grandes indústrias ou nos campos, que utilizam máquinas automatizadas.

2.      Identifique as forças existentes nas cenas abaixo. Aponte as que realizam trabalho e as que não realizam.








Para entender melhor:
Antigamente, o principal meio de transporte urbano em São Paulo era o bonde a “burro”. Todo trabalho de transportar pessoas e cargas era feito através dos esforços dos animais. Em 1900, chega ao Brasil a companhia responsável pela distribuição de energia elétrica e implantação do bonde elétrico.
Como podemos ver, a ideia de trabalho não está relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e máquinas também realizam trabalho, substituindo as atividades humanas. Quanto maior a distância percorrida e a força aplicada, maior é o trabalho realizado, sendo expresso:
T = F x d
Atualmente, utilizam-se muitos métodos para ampliar a força através de equipamentos e diminuir a força humana, porém sem diminuir a produção.



CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º B: kwkf44a
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1º A: 5ddtms4
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º B: kwkf44a
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º C: nsmc7cj
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º D: xzm5als


Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
assistir à aulahttps://youtu.be/bUyFGE-idEU
período da atividade: 03/08 à 10/08
entrega das atividades: 10/08
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

1.      Observe a figura abaixo:



a)      Que tipo de energia mecânica você observa quando a menina segura o balanço?
b)      Se a menina soltar o balanço, haverá alguma transformação de energia? Justifique utilizando seus conhecimentos físicos.
c)      Calcule a energia potencial da menina no balanço, considerando que ela pesa 12 kg e que esteja a 1 metro do chão (Dado: g Terra = 9,8 m/s2).


2.    (ENEM 2009) A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização. Roger A. Hinrichs e Merllin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ADBR (com adaptações)

Depreende-se das informações acima que as usinas geotérmicas:
(A) utilizam a mesma fonte primária de energia que as usinas nucleares, sendo, portanto, semelhantes os riscos decorrentes de ambas.
(B) funcionam com base na conversão de energia potencial gravitacional em energia térmica.
(C) podem aproveitar a energia química transformada em térmica no processo de dessalinização.
(D) assemelham-se às usinas nucleares no que diz respeito à conversão de energia térmica em cinética e, depois, em elétrica.
             (E) transformam inicialmente a energia solar em energia cinética e, depois, em energia térmica.




3.      (ENEM 2011) Uma das modalidades presentes nas olimpíadas é o salto com vara. As etapas de um dos saltos de um atleta estão representadas na figura:



Desprezando as forças dissipativas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:
(A) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica representada na etapa IV.
(B) A energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
(C) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
(D) A energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
(E) A energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III.







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Durante o bimestre os alunos foram orientados a fazer as atividades enviadas com ajuda das aulas do CMSP e minhas orientações. Agora, nessa semana de estudos intensivos, os alunos terão a oportunidade de fazer ou refazer as atividades do bimestre para contemplar as habilidades estruturantes de cada conteúdo. Esta orientação da semana de estudos intensivos será feita via WhatsApp, Google ClassRoom ou E-mail e também serão encaminhados os links das aulas do CMSP, sendo assim uma revisão dos conteúdos já trabalhados durante o bimestre.

- Conselho de classe/série dia 03/08/2020
- Digitação das notas até 30/07/2020


CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1º A: 5ddtms4
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º B: kwkf44a
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º C: nsmc7cj
CÓDIGO GOOGLE CLASS ROOM 1 º D: xzm5als



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
assistir à aulahttps://youtu.be/bUyFGE-idEU
período da atividade: 20/07 à 27/07
entrega das atividades: 27/07
como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


1.       Observe as figuras e responda aos seguintes questionamentos:



a)       De onde vem a energia armazenada no sistema arco-elástico?







b)      Que tipo de energia a cama elástica acumula ao ser deformada pelo corpo das pessoas? O que ocorre com essa energia acumulada?






Observe a foto de uma usina hidrelétrica e responda às questões abaixo:



2.      Qual o tipo de energia se encontra na água quando esta é represada?

(A) Energia represada
(B) Energia potencial gravitacional
(C) Energia elástica
(D) Energia hidrelétrica


3.      Qual é a transformação de energia que ocorre quando as comportas são abertas para a água sair?

(A) De elástica para potencial
(B) De hidrelétrica para mecânica
(C) De potencial gravitacional para cinética
(D) De potencial para hidrelétrica


4.       Um corpo tem energia cinética de 600J quando sua velocidade é de 30 m/s. Qual é a sua massa?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 15:30 – 16:15
- assistir a aula: https://youtu.be/IlzVHeBQv_I
- período da atividade: 13/07 à 20/07
- entrega das atividades: 20/07
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades:


1.       Uma mola de constante elástica k = 400 N/m sofre uma compressão de 5 cm (0,05m). Determine sua energia potencial elástica.



2.       Calcule a energia potencial elástica armazenada em uma mola, cuja constante elástica é 100 N/m, que está comprimida, apresentando uma deformação de 45 cm.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: quarta-feira às 15:30 – 16:15
- período da atividade: 06/07 à 13/07
- entrega das atividades: 13/07
- como entregar: e-mail:simeirerezende@hotmail.com
WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.

Atividades

1.    Um vaso de 2,0kg está pendurado a 1,2m de altura de uma mesa de 0,4m de altura. Sendo g = 10m/s², determine a energia potencial gravitacional do vaso em relação à mesa e ao solo.

2.    Uma mola é deslocada 10cm da sua posição de equilíbrio; sendo a constante elástica desta mola equivalente à 50N/m, determine a energia potencial elástica associada a esta mola em razão desta deformação.


3.    Um bloco de massa igual a 1kg encontra-se preso sobre uma mola vertical que está deformada 10cm com relação à sua posição de equilíbrio. Após o bloco ser solto, ele é arremessado verticalmente para cima. Sendo o sistema livre de forças dissipativas e a constante elástica da mola equivalente à 50N/m, determine a altura máxima que o bloco alcançará em cm. (Obs.: considere a massa da mola desprezível).
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
A palavra “potencial” é um adjetivo relativo à potência, que pode ou não acontecer ou que exprime uma possibilidade. Em Física, energia potencial é a energia que está armazenada no sistema, “esperando” para ser convertida em energia cinética e trabalho.
Há dois tipos de energia potencial: energia potencial gravitacional e energia potencial elástica, que vamos estudar agora.
Energia Potencial Gravitacional
É bem provável que você já tenha tido a oportunidade de sentir as emoções das subidas e descidas da montanha-russa, certo?
Talvez, o que você não saiba é que ela é um exemplo excelente para o estudo da energia mecânica, nas suas formas de energia cinética potencial. Durante a subida, que se processa lentamente, os carrinhos vão armazenando energia potencial em relação ao solo, até o ponto mais alto da montanha-russa. Ao longo da descida, a energia cinética vai se transformando e ficando cada vez maior, enquanto a energia potencial (armazenada na subida) vai diminuindo. A energia cinética, no ponto mais baixo da montanha, será usada para subir a segunda rampa que, com certeza, é mais baixa que a primeira.
Outro exemplo de nosso cotidiano é a empilhadeira, que retira uma caixa do solo e a coloca em uma prateleira a 2 metros de altura. Ao retirar a caixa do solo, ela realiza trabalho, fazendo com que a energia seja armazenada na forma de energia potencial gravitacional. Matematicamente, é expressa por:



1. Observe a imagem e responda às questões:
a) Supondo que este balão esteja voando, que tipo de energia você observa nessa imagem?








b) Se este elefante tem 5000 kg de massa e está colocado a 2 metros de altura do solo, qual é a energia potencial gravitacional que ele possui em relação ao solo?





Epg = m . g . h , onde:
Epg= energia potencial gravitacional, em joule (J)
m = massa (kg)
g = aceleração da gravidade (no caso do planeta Terra, a aceleração da gravidade é, aproximadamente, 9,8 m/s. Se fosse na Lua, usaríamos outro valor de aceleração de gravidade)
h = altura (metros)




2. Energia nas alturas! Veja a imagem dos pássaros sobre o fio e diga quais observações podemos fazer sobre a energia potencial gravitacional deles.

simeirerezende@hotmail.com
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
LINK GOOGLE CLASS ROOM 1 º B:
CÓDIGO: kwkf44a


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
TEMA 1 – TRABALHO E ENERGIA MECÂNICA

Você provavelmente já ouviu alguém falar – ou até mesmo já falou – que está sem energia porque está com fome. Exatamente! Quando ingerimos alimentos, estes passam por uma transformação química em nosso organismo, liberando a energia necessária para o funcionamento do organismo. A transformação de energia também ocorre nos veículos automotores: a energia química do combustível faz o motor funcionar, gerar energia cinética, que movimenta o veículo e se converte em energia térmica no motor e nas rodas. A energia elétrica armazenada na bateria se transforma em energia sonora (buzina e som do aparelho de rádio) ou energia luminosa (faróis e luz do painel interno). Veja o esquema abaixo que ilustra o processo:

Agora, faça um esquema mostrando as possíveis transformações de energia nos equipamentos de cozinha que sugerimos a seguir:





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06



ATIVIDADES

1.      Assistir a vídeo aula: https://www.youtube.com/watch?v=AEg97h51UnM
2.      Resolver as atividades:

1.      De acordo com a Primeira Lei de Newton:
a) Um corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme quando a resultante das forças que atuam sobre ele é nula.
b) Um corpo permanece em movimento apenas enquanto houver uma força atuando sobre ele.
c) Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é igual a zero, esse corpo somente pode estar em repouso.
d) A inércia de um objeto independe de sua massa.
e) Uma partícula tende a permanecer em aceleração constante.

2.      Baseando-se na primeira Lei de Newton, assinale a alternativa correta:
a) Se estivermos dentro de um ônibus e deixarmos um objeto cair, esse objeto fará uma trajetória retilínea em relação ao solo, pois o movimento do ônibus não afeta o movimento de objetos em seu interior.
b) Quando usamos o cinto de segurança dentro de um carro, estamos impedindo que, na ocorrência de uma frenagem, sejamos arremessados para fora do carro, em virtude da tendência de permanecermos em movimento.
c) Quanto maior a massa de um corpo, mais fácil será alterar sua velocidade.
d) O estado de repouso e o de movimento retilíneo independem do referencial adotado.

3.      As estatísticas indicam que o uso de cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampére;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler.

4.      Julgue as afirmações abaixo em verdadeiras ou falsas:
a) Se um corpo sob a ação de várias forças está em equilíbrio, então esse corpo só pode estar em repouso.
b) Um corpo permanece em movimento retilíneo uniforme ou em repouso quando não existe nenhuma força atuando sobre ele.
c) Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo é nula, esse corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme em qualquer direção.
d) Um objeto sob a ação de várias forças está em equilíbrio, isso significa que ele pode estar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

simeirerezende@hotmail.com
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

ATIVIDADES

26/05/2020 até 29/05/2020 para serem realizadas, as atividades que não foram entregues pelos alunos nas semanas anteriores.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05



ATIVIDADES

Siga as orientações abaixo para conhecer um pouco mais sobre o movimento uniforme.
Exercícios de fixação:

    1.       Comece o exercício colocando o homem na posição S0 = 0 m da trajetória, velocidade v = 2 m/s, aceleração 0 m/s2 e responda:

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Justifique sua resposta
b) Classifique o movimento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) ou em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
c) Qual a posição do homem após 3s? Comprove utilizando a equação da função horária da posição S(t) = S0 + v . t

     2.       Comece o exercício colocando o homem na posição S0 = 0m da trajetória, velocidade v = 2 m/s, aceleração 1 m/s2 e responda:

a) O movimento é progressivo ou retrógrado? Acelerado ou retardado? Justifique sua resposta.
b) Classifique o movimento em Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) ou em Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)
c) Qual a posição do homem após 3s? Comprove utilizando a equação da função horária da posição 




     3.       Após a realização dos exercícios 1 e 2, quais as diferenças foram encontradas quanto: (Justifique todas as respostas)

a) Ao tipo de movimento:
b) Ao gráfico v x t:

 Bons estudos! J simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES


  1. Assistir ao vídeo no YouTube
  1. Ainda sobre movimento uniforme, resolver as questões abaixo:

1)       Imagine que um carro andou por 2 horas com a velocidade média de 100 Km/h. Qual foi o seu deslocamento?

2)       Um automóvel de deslocou por 100 km, com a velocidade média de 25 Km/h. Qual foi o tempo gasto?

3)       Imagine um corpo que se locomoveu com a velocidade média de 54 m/min por6 metros. Qual é o tempo gasto do corpo?

4)       Um corpo foi lançado com a velocidade média de 3 cm/min, por 30 cm. Ache o seu tempo gasto.

5)       Um trem percorreu o espaço de 30 km em meia hora. Qual foi a velocidade média do trem?
BONS ESTUDOS! J simeirerezende@hotmail.com


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


ATIVIDADES

     1.       Assistir ao vídeo no YouTube
     2.       Resolver as questões abaixo:
1.            (Fuvest) Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descerão o rio Tietê até o rio Paraná, percorrendo cerca de 1.000km. Sendo de 4km/h a velocidade média das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em aproximadamente:


2.            (UEL) Um carro percorreu a metade de uma estrada viajando a 30 km/h e a outra metade da estrada a 60 km/h. Sua velocidade média no percurso total foi, em km/h, de:


3.            Um carro percorre 60 metros em 3 segundos. Calcule sua velocidade média.


4.            Um carro consegue percorrer 230 km em 2 horas de viagem. Calcule sua velocidade média.


5.            Um caminhão parte da posição 50 km às 8 h e chega à posição 230 km às 10 h. Qual a velocidade média deste caminhão?


BONS ESTUDOS E FIQUEM EM CASA!! J
QUALQUER DÚVIDA: simeirerezende@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

1. Relacione os ramos da física com que eles estudam:
a) Óptica:                 (    )é o ramo que estuda os fenômenos relacionados com o movimento dos corpos.

b) Termologia:         (    ) é o ramo que estuda os fenômenos térmicos.

c) Eletricidade:         (    ) é o ramo que estuda as propriedades das ondas e as suas formas e meios de propagação. Estuda ainda os fenômenos sonoros, pois o som é uma onda.

d) Mecânica:           (    ) é a parte da física que estuda os fenômenos luminosos, como a formação da imagem.

e) Ondas:                 (    ) é o ramo da física que estuda os fenômenos elétricos e magnéticos. 

02. As alternativas abaixo descrevem sobre a Física, com base em nossos estudos, julgue-as como V- verdadeiras ou F- falsa:

a) (    ) Podemos definir a Física como a ciência que estuda os aspectos mais gerais da natureza. O termo Física vem do grego φύσις (physiké) e quer dizer natureza. Uma ciência que tem como principais objetivos entender e descrever os fenômenos da natureza.
b) (    ) Como a Física está sempre evoluindo e não possui delimitações fica até mesmo difícil definir qual é o seu campo de atuação. Quando paramos para observar o nosso entorno, descobrimos que os fenômenos da natureza nos cercam no dia a dia e a Física nos ajuda a compreender como e por que eles acontecem.
c) (    ) Pelo fato de estudar os mais diferentes fenômenos, a Física se tornou uma ciência bastante ampla e assim precisou ser dividida em ramos diferenciados. Os próprios cientistas que estudavam Física optaram pela divisão da ciência em ramos, para facilitar o estudo e também a transmissão dos conhecimentos.
d) (    ) Basicamente, a Física é dividida em 6 ramos que são Mecânica, Termologia, Movimento Ondulatório, Óptica, Eletricidade e Física Moderna.
e) (    ) É a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações físicas e sua relação com a energia. O desenvolvimento desta ciência teve como base as observações de experimentos, sendo portanto, considerada uma ciência experimental. O cientista irlandês Robert Boyle é tido por muitos como o iniciador da física moderna, já que, em meados do século XVII, ele executou experimentos planejados, estabelecendo através deles generalizações.

03.  Marque um (X) nas respostas certas:

A. Duas grandezas físicas são:

a.( ) Metros e Horas.                 b.( ) Distância e Tempo.         c.( ) Luz e Som

B. Um dia pode ser expresso em unidade de medida assim:

a.( ) 30 min.                               b.( ) 24 m                                c.( ) 24 h.

04. Responda:

a) Se eu andei por 2 horas, quantos minutos eu levei andando? ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

b) Horas é uma boa medida de unidade de distância? Justifique a sua resposta.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Se uma pessoa gasta 180 s para fazer uma tarefa, quantos minutos ela gastou?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d) Se alguém tem 1 hora para chegar ao trabalho, quantos segundos ela tem para chegar ao seu destino?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) E se a pessoa tivesse 2 horas, quantos segundos teria?
 ________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

5. CALCULE (Não vale resposta que cai do céu, faça os cálculos)

a) Ache a velocidade média de uma bicicleta que se deslocou por 100 cm com o tempo gasto de 4 min. Dê a respostas em cm/s.
b)  Imagine que um carro andou 9.000 m em 3 segundos. Ache em km/s a velocidade do carro.
c)  Suponha que um elefante andou 4 metros em 120 s. Ache em m/min, a velocidade do elefante.
d) Calcule o intervalo de tempo de um corpo cuja velocidade média é de 10 km/s e seu deslocamento é de 50 km.
e) Um carro andou com a velocidade média de 100 km/ h por 300 km. Qual foi o tempo gasto?


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